Sancionada Lei que isenta quem trabalhar em eleições de taxa de inscrição de concurso

​​​​​​​Para ter direito à isenção, é preciso comprovar o exercício das atividades por, no mínimo, duas eleições, consecutivas ou não.

Assessoria
Publicada em 04 de julho de 2017 às 10:10

As pessoas que tenham prestado serviço eleitoral não precisarão mais pagar taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Governo de Rondônia.

A Lei é de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), sancionada pelo governador, Confúcio Aires Moura (PMDB), no dia 28 de junho de 2017 e deverá ser regulamentada em até 180 dias.

De acordo com a norma, ficam isentos os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral de Rondônia que tenham prestado serviço visando à preparação, à execução e à apuração de eleições oficiais.

Pelo texto, tem direito à isenção aquele que presta serviços como componente de mesa receptora de voto ou de justificativa, presidente de mesa, mesário, secretário, membro ou escrutinador de Junta Eleitoral, ou supervisor de local de votação, além dos designados para auxiliar os seus trabalhos.

Serão aceitos os serviços prestados na véspera e no dia do pleito. Para ter direito à isenção, é preciso comprovar o exercício das atividades por, no mínimo, duas eleições, consecutivas ou não, considerando que cada turno é uma eleição.

A comprovação do serviço prestado é efetuada pela apresentação de declaração ou diploma expedido pela Justiça Eleitoral, cuja cópia autenticada deve ser juntada no ato da inscrição, contendo o nome completo do eleitor, a função desempenhada, o turno e a data da eleição.

Após a comprovação de participação em duas eleições, o eleitor nomeado terá o benefício concedido a contar da data em que a ele fez jus e por um período de validade de dois anos.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    FRANCISCO P. DAS CHAGAS 05/07/2017

    louvável esse reconhecimento por parte do parlamentar, mas acho que poderia ir mais longe alguns reconhecimento, como por exemplo: para cada duas eleições seria amortizado uma fração de meses dos anos em que o servidor público teria para completar sua aposentadoria, deputado veja isso pra nós, o Senhor com sua mente fértil, veja se há possibilidade para tantos os servidores do nosso estado, parabéns.

  • 2
    image
    Fernanda Montes 04/07/2017

    Ótimo, pois daqui a alguns tempos já não teria ninguém para trabalhar. Isso é um incentivo muito bom. Eu trabalho por que gosto, mas sempre escutando reclamações de gente que  estava alí por que foram obrigadas. Parabéns Deputado e aos demais envolvidos. ;)

  • 3
    image
    Pelo menos uma coisa boa fizeram pra gente 04/07/2017

    Pelo menos uma coisa boa fizeram pro povo

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook