Saúde de Ji-Paraná é referência em Atenção Primária
Em Ji-Paraná, a equipe de Humaitá conheceu algumas unidades básicas e especializadas e receberam informações de como tudo funciona
A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná recebeu hoje (17) a visita de uma equipe técnica da Prefeitura de Humaitá, município do Amazonas. Os profissionais vieram conhecer o processo de melhorias da saúde nas Unidades Básicas e Especializadas.
O interesse em conhecer o projeto surgiu quando o secretário municipal de saúde de Humaitá, Cleomar Scandolara, viu a apresentação da equipe da Prefeitura de Ji-Paraná num evento do Ministério da Saúde, em Fortaleza.
Em Ji-Paraná, a equipe de Humaitá conheceu algumas unidades básicas e especializadas e receberam informações de como tudo funciona. Ficaram sabendo ainda que essas melhorias na organização e estrutura começaram em 2017. As ações fazem parte da implantação da Planificação, um projeto nacional que visa reorganizar a Atenção Primária nos municípios. Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Governo do Estado de Rondônia.
“Eu fiquei encantado. O que chamou a nossa atenção foi a forma como isso tem sido feito aqui e como todo esse processo está reorganizando a saúde de Ji-Paraná. Sabemos que esse projeto tem o objetivo de melhorar o atendimento da população. É isso que queremos. Vemos que a população está aprendendo que a porta de entrada na saúde são as unidades básicas, e não o hospital, onde são oferecidos os atendimentos de urgência e emergência”, reforçou Cleomar Scandolara.
Para a coordenadora da Atenção Básica de Humaitá, enfermeira Beatriz Freire da Costa, o que mais achou interessante em Ji-Paraná é a capacidade que a atenção primária tem em resolver os problemas de saúde da população, mas de uma forma estruturada.
“Já ouvimos falar muito bem do processo de planificação de Ji-Paraná. O que mais me chamou a atenção foi a resolutividade das unidades básicas. A nossa demanda, por exemplo, vai quase toda para o hospital de Humaitá. Queremos mudar isso. Outro ponto importante que vimos aqui foi os profissionais abraçarem a causa, como os médicos, enfermeiros, gestores e zeladores”, disse Beatriz Freire da Costa.
Participaram da visita o secretário municipal de saúde, Cleomar Scandolara, a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Beatriz Freire da Costa, o coordenador da Saúde Bucal e Sistema de Informação, dentista Jhonatan de Oliveira e a diretora Hospital Regional de Humaitá, biomédica Laura Masson Trescher Cruz. Eles foram recepcionados pelo secretário de saúde de Ji-Paraná, Rafael Papa, o coordenador da Atenção Básica, Bruno Cesar, coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar e a coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes.
Um pouquinho de paciência não faz mal a ninguém
Assim como os agentes públicos têm direito à revisão geral anual dos vencimentos – no caso dos vereadores, subsídios -, os que prestam serviços à máquina burocrática não podem acumular perdas inflacionárias
Governo cria políticas públicas de fomento às atividades extrativistas de comunidades tradicionais
Somente em Machadinho D’Oeste, existem 16 unidades de conservação onde é permitido o extrativismo por famílias tradicionais, onde vive a maioria das comunidades.
Governo promove capacitação básica em gestão de Unidades de Conservação Estaduais
A principal intenção foi demonstrar que unidades de conservação, além do importante papel de preservação da biodiversidade, podem, também, contribuir na geração de ativos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook