Saúde nos municípios do interior pede socorro, afirma deputado
Ainda de acordo com o deputado, como o secretário de Estado de Saúde não compareceu à reunião, os parlamentares aprovaram uma convocação para que Fernando Rodrigues Máximo compareça à próxima reunião, no dia 25, para prestar esclarecimentos à comissão
Na última terça-feira (18), durante reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia, onde se discutiu a crise na saúde em Rondônia, os deputados aprovaram uma Recomendação Parlamentar, de iniciativa do deputado Dr. Neidson e acompanhada pelo presidente da comissão, deputado Adailton Fúria, para que, por meio de Termo de Cooperação, o Governo do Estado possa atender os municípios no combate ao novo Coronavírus durante o atual período de calamidade pública.
De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson (PMN), a recomendação sugere providências como a ampliação de leitos de UTI das regiões da Macro II, que abrange 33 municípios, a contratação de mais médicos, a descentralização dos atendimentos das especialidades médicas, o retorno dos exames e procedimentos de alta complexidade e o retorno gradual de consultas médicas especializadas e das cirurgias eletivas.
Segundo Dr. Neidson, os municípios estão pedindo socorro para a ampliação de leitos de UTIs nos municípios que abrangem a Macro II.
“O fato é que ampliaram muitos leitos clínicos e está faltando leito de UTI para atender a demanda que requer essa pandemia. Então nosso proposta é que o Governo monte um estratégia para garantir esses leitos para pacientes graves acometidos pela Covid-19. E tão importante quanto, é o retorno das cirurgias eletivas, das consultas especializadas e a celebração de um convênio entre Governo e municípios para a contratação de médicos especialistas para evitar o translado dos pacientes do interior para a capital”, enfatizou Dr. Neidson.
Ainda de acordo com o deputado, como o secretário de Estado de Saúde não compareceu à reunião, os parlamentares aprovaram uma convocação para que Fernando Rodrigues Máximo compareça à próxima reunião, no dia 25, para prestar esclarecimentos à comissão.
Além dos deputados Adaílton Fúria (PSD) e Chiquinho da Emater (PSB), também participaram da reunião uma comitiva vinda de Buritis formada pelo prefeito, Ronaldi Rodrigues de Oliveira (PDT), a secretária de saúde, Altina de Morais Martins e o coordenador do Núcleo da Atenção Básica da Saúde, Fernando da Silva, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), Vera Lúcia Quadros, o vice-presidente, Rubi Ferreira Cosa, o presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Rondônia (Sinderom), Charles Alves de Oliveira e o enfermeiro Roberto Dilamite Souza.
PSD anuncia pré-candidato a prefeito de Porto Velho
O encontro foi realizado em Brasília e oficializa a pré-candidatura de Thiago Tezzari
O dia em que Bolsonaro derrotou Expedito Júnior
Bastidores das eleições de 2018 em Rondônia. Tudo caminhava para a tão sonhada vitória de Expedito Júnior (PSDB) para o governo de Rondônia
Pré-candidato à Prefeitura de Porto Velho, Ramon Cujuí fala sobre propostas à educação em entrevista à entidade sindical do setor
O petista relembrou gestões passadas da legenda na Capital quando a área educacional foi valorizada e vista como uma das prioridades em dois mandatos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook