Saúde orienta farmácias sobre testes para HIV, sífilis e hepatites
Somente farmácias habilitadas poderão realizar os exames
O Ministério da Saúde publicou nota técnica orientando farmácias autorizadas sobre a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
De acordo com a pasta, o documento tem como base recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a inclusão de farmácias no grupo que oferta esse tipo de testagem.
“Somente as farmácias habilitadas poderão realizar os testes. Diferentemente dos estabelecimentos comuns, tais farmácias devem estar integradas à rede de diagnóstico, assistência à saúde e vigilância”.
Ainda segundo a nota, o profissional responsável pela testagem na farmácia deve orientar o usuário sobre possíveis resultados e o que eles representam. “As dúvidas das pessoas devem ser acolhidas e respondidas”, destacou o ministério.
Crianças e adolescentes
De acordo com a normativa da Anvisa, em crianças de até 11 anos, a testagem e a entrega dos resultados dos exames devem ser realizadas com a presença dos pais ou responsáveis.
Já para adolescentes de 12 a 18 anos, após uma avaliação das condições de discernimento, o teste será realizado segundo a vontade do usuário, assim como a entrega do resultado a outras pessoas.
“Se desejar, e se for constatado que está em condições físicas, psíquicas e emocionais de receber o resultado da triagem, a testagem poderá ser realizada mesmo sem a presença dos responsáveis”, destacou o ministério.
“Realizada anteriormente somente em laboratórios, a ampliação da testagem em farmácias também vai ao encontro dos esforços para a eliminação de infecções e doenças determinadas socialmente como problemas de saúde pública até 2030”, concluiu a pasta.
Concurso Unificado: termina hoje (9) prazo para pagamento da taxa de inscrição
Candidatas e candidatos precisam estar atentos ao horário-limite para pagar a taxa, o que pode ser feito em bancos, em casas lotéricas, nos Correios ou via Pix
Interesse público: conheça a história da professora sequestrada e vendida no mercado de adoções ilegais
MPF realiza audiência pública para melhoria de acolhimento das pessoas desabrigadas e desalojadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Esses e outros destaques estão na edição inédita desta sexta-feira (9), às 20h, na TV Justiça
Um singelo reconhecimento ao Ministro Salomão do CNJ
"O Ministro Salomão serviu ao Estado democrático de direito ao ser fiel aos princípios republicanos", escreve Kakay
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook