Se meu filho casar, ele terá direito à pensão alimentícia?
"Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos
A pensão alimentícia é uma verba fixada pelo juiz cujo objetivo é cobrir gastos com alimentação, saúde, educação, vestuário, transporte e lazer. Normalmente, ela é paga pelos pais aos filhos, contudo, ex-cônjuge e ex-companheiro também podem recebê-la.
O juiz fixa o valor da pensão de acordo o binômio necessidade x possibilidade, ou seja, as necessidades do seu filho bem como suas possibilidades financeiras são levadas em conta no momento de definir quanto de pensão você irá pagar.
Justamente por ser fixada com bases em uma situação que pode mudar, é possível pedir tanto a revisão de uma pensão quanto a sua exoneração. No entanto, para isso, é necessário que ou as necessidades dos filhos mudem ou as possibilidades financeiras do genitor responsável pela obrigação seja alterada.
Desse modo, é possível dizer que algumas situações ensejam a cessação desse dever. Entretanto, é preciso ter cuidado, porque não é qualquer mudança que enseja a exoneração. Por exemplo, o fato de seu filho completar dezoito anos, atingindo a maioridade civil, não significa que você pode parar de pagar pensão. No entanto, o artigo 1.708 do nosso Código Civil nos traz:
"Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.
Parágrafo único. Com relação ao credor cessa, também, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relação ao devedor”.
Ou seja, mesmo que a maioridade não implique na exoneração do dever alimentar, o casamento implica.
E se eu tiver um filho menor de idade que se casou, ele ainda recebe pensão?
Não. Mesmo seu filho sendo menor de idade, ao contrair matrimônio ou união estável, a lei entende que não há mais necessidade dele receber os alimentos. Contudo, você não pode deixar de pagar a pensão por conta própria. É necessário entrar com uma ação de exoneração de alimentos, caso contrário, pode se tornar devedor e, inclusive, sofrer a prisão civil.
Poço semi-artesiano do bairro 5º Bec começa a funcionar e irá abastecer quatro bairros
Quase 6 mil residências e estabelecimentos comerciais serão atendidos pelo novo poço
Agevisa anuncia o “Dia D” de vacinação contra sarampo neste sábado e convoca pais e responsáveis
Importa destacar que as crianças de seis a onze meses de idade, tomarão a dose zero, a chamada dose de proteção
Idaron realiza curso de boas práticas de vacinação
O procedimento de vacinação deve ser realizado de forma racional para proporcionar benefícios econômicos, com diminuição na perda de vacina, de danos aos equipamentos e de riscos de acidentes de trabalho
Comentários
tenho uma filha menor de idade da qual recebe pensão alimenticia do pai, se eu casar com o pai dela essa pensão é cancelada??
Meu filho completou 18 anos em outubro de 2020 mas a namorada dele está gravida eu tenho que continuar pagando a pensão
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook