SECRETÁRIO DA SEDAM DIZ QUE PRODUTORES TERÃO QUE SAIR DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO, A MENOS QUE MUDEM AS LEIS AMBIENTAIS
Como ele acha quase impossível que a lei mude, não haverá outra escolha senão a desocupação

Para o secretário da Sedam, a secretaria estadual do Meio Ambiente, só se for mudada a legislação federal, os ocupantes de terras onde foram criadas as áreas de proteção (oito delas por Confúcio Moura, e outras três, inclusive a mais polêmica, já existiam há muitos anos) poderão permanecer onde estão. Como ele acha quase impossível que a lei mude, não haverá outra escolha senão a desocupação. Ao participar do programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM, com os Dinossauros, o secretário Marco Antônio Lagos deu novas versões para situações que se tinha como verdade absoluta, como o fato de que havia produtores rurais na Resex Jacy Paraná, onde há o risco de centenas de famílias serem retiradas à força. “Na verdade a Reserva de Jacy Paraná foi criada em 1996 e só passou a ser ocupada irregularmente entre 2003 e 2004”, garante. Sobre a situação da reserva Soldado da Borracha, criada por Confúcio, o secretário acredita que quem estava ali antes do decreto e que realizava apenas atividades autorizadas pelas leis ambientais, terão direito a permanecer, mas não com criação de gado ou plantações.
Lagos falou sobre diversos temas. Se disse totalmente contrário à queima de máquinas e equipamentos, mas acha que no caso das dragas e balsas do rio Madeira, mesmo ancoradas e sem estar garimpando, a queima se explica, afirmou, porque os donos estavam com todos os equipamentos montados e poderia voltar a garimpagem ilegal a qualquer momento, embora isso seja apenas uma previsão.
Considerou “crime contra Rondônia” a criação de búfalos, que estão destruindo o meio ambiente na Fazenda Pau d´Óleo e região, mas diz que, caso abatidos, a carne dos animais não poderá ser consumida, porque não houve vacinação ou controle de doenças e o alimento poderia estar contaminado. Lagos destacou ainda que em Rondônia os níveis de desmatamento nunca estiveram tão baixos e fez questão de elogiar a atuação do governador Marcos Rocha, tanto na defesa ambiental quanto na luta para levar nosso tambaqui e outras riquezas para o Brasil e vários outros países.
CONFÚCIO MOURA PROTESTA FALTA DE CONVITE PARA A INAUGURAÇÃO DO TEATRO DE ARIQUEMES, PRONTO 19 ANOS DEPOIS
Confúcio publicou um protesto, por não ter sido convidado nem pela Prefeitura e nem pelo Estado
POR QUASE UNANIMIDADE (SÓ UM VOTO CONTRA) VEREADORES MANTÉM CONTRATO DO LIXO DE 2 BI COM A MARQUISE
O vereador Thiago Tezzari, relator do projeto de eventual mudança, votou pela manutenção do atual contrato, seguido por mais 20 votos
Mais de 21 mil famílias são beneficiadas em Rondônia com o programa Luz para Todos (LPT)
A expectativa para este ano é de que sejam atendidos cerca de 5 mil clientes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook