Secretários da região Norte e técnicos do Ministério do Turismo visitam pontos turísticos de Porto Velho
O superintendente da Setur, acompanhou os secretários estaduais e técnicos do Ministério do Turismo, apresentando todas as partes do memorial
Visitantes conheceram a capela de Santo Antônio de Pádua e a pedra que demarcava a antiga fronteira entre Amazonas e Mato Grosso
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), recebeu nesta quinta-feira (1º), no auditório Jerônimo Santana do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a equipe de secretários de turismo da região Norte, além de técnicos que fazem parte do Ministério do Turismo (MTur), do Governo Federal, para participarem durante a manhã, de uma roda de experiências e debates a respeito das estratégias às Rotas Amazônicas (RAI).
Durante a tarde, a equipe de secretários de turismo, composta por representantes dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins e os técnicos do MTur, visitaram o Memorial Rondon. O local reúne a história de Marechal Cândido Rondon, além de abrigar registros culturais do início do Estado de Rondônia.
O superintendente de turismo, Gilvan Pereira Júnior, acompanhou a equipe, apresentando todas as partes do memorial. Os visitantes conheceram a capela de Santo Antônio de Pádua e a pedra que demarcava a antiga fronteira entre Amazonas e Mato Grosso, com os municípios de Porto Velho e Santo Antônio do Rio Madeira.
Gilvan Pereira argumenta que o propósito é trazer o retorno do turismo ao Estado de Rondônia, unificando a região Norte às Rotas Amazônicas Unificadas (RAI), desenvolvendo um turismo seguro, amplo, visionário e bem planejado, mostrando a potencialidade turística estadual.
Secretários e técnicos do MTur tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Rondon
Na entrada do museu, um dos cuidadores do local, sargento Antero, apresentou a história do Memorial Rondon. Ele destacou que o Memorial Rondon já recebeu mais de 70 mil visitantes desde sua inauguração, em 2015, onde pessoas de mais de 40 nacionalidades prestigiaram o local, além de embaixadores, instituições de ensino nacionais e internacionais.
O Memorial Rondon é cuidado por militares e utiliza mão de obra reeducanda para reparos nas áreas interna e externa. Ainda de acordo com Antero, no local, passam cerca de 1.500 visitantes por mês e com a pandemia, o número anual poderia ter ultrapassado a marca de 100 mil visitas.
No museu, os secretários e técnicos foram recebidos pelo professor Lourismar Barroso, que explicou a história de Marechal Cândido Rondon e apresentou o livro “Rondon, uma vida dedicada ao Brasil”, relatando sua expedição até chegar a Rondônia, por meio das linhas telegráficas, além da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no Século XX. Após a visita ao Memorial Rondon, houve um passeio de barco pelo rio Madeira, fechando a agenda de visitas por Porto Velho.
Workshop Supera Turismo acontece nesta sexta-feira, 2; Governo de Rondônia reúne secretários da região Norte
O encontro marca a pré-abertura para a realização do I Workshop Supera Turismo, que contará com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nesta sexta-feira (2)
Transporte coletivo de Porto Velho ganha reforço de mais sete ônibus
Ampliação da frota melhora atendimento nos horários de pico
Câmara de Ariquemes aprova Projeto de Lei que inclui advocacia na lista de prioridade da vacinação contra Covid-19
De autoria da vereadora Rosa Pereira, o projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes, e agora segue para sanção da prefeita de Ariquemes, Carla Redano
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook