Sede da Emeron recebe, de 8 a 29 de julho, exposição 'Sem Chaminé sou Fumaça', do artista plástico Botôto
Mostra é aberta ao público das 7 às 14h, no saguão da Escola, em Porto Velho
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recepciona, a partir desta sexta-feira (8), a exposição “Sem Chaminé sou Fumaça”, do artista visual radicado em Rondônia Júlio César Oliveira, o Botôto. A mostra estará disponível à visitação do público geral no saguão da Escola até o próximo dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 7h às 14h.
A exposição traz obras variadas do artista piauiense, com temas ligados à natureza e às artes, de cores fortes e em propostas como natureza-morta e escultura. Como inspiração, o artista conta que vem de um pequeno lugarejo isolado na natureza, tendo vivido às margens do rio Poti, no Piauí. “Facilmente me sentia atraído para a pintura, onde eu podia ver sempre um céu tranquilo, de otimismo, inspiração para a criatividade”, diz.
Botôto nasceu em Teresina, em 1965, e desde criança já apresentava uma propensão ao fazer artístico. Filho de pai também artista, ele lembra que muito cedo foi presenteado com um kit de lápis de colorir e um caderno profissional de desenhos, “que durante muito tempo foram os melhores amigos”.
Ainda criança, mudou-se com a família para o Pará, vivendo às margens do rio Xingu. Por fim, mudou-se em 2008 para Porto Velho e assim chegou a outro rio, o Madeira. “Era verão e as águas estavam esverdeadas”, lembra. “Em processo de meditação interior, travei um diálogo com o rio, quando de repente um grande tufo de água se ergueu sobre minha cabeça – era um boto tucuxi, pelo qual chamava: ‘Boto, tô aqui’; e assim nasceu o nome artístico”.
Botôto também trabalha com performance, poesia e atuação, sendo formado em Desenho Industrial, Técnicas de Artes Plásticas e Educação Artística. Além de Rondônia, já expôs no Distrito Federal, Rio de Janeiro e outros estados.
Assessoria de Comunicação Institucional
com informações da Emeron
Brasil tem 35% mais mortes maternas que as divulgadas oficialmente
Estudo do Observatório Obstétrico traz dados sobre óbitos de gestantes
Cremero promove pela primeira vez em Rondônia curso de Ultrassonografia Point of Care
Segundo o presidente da CT e professor da disciplina de Medicina de Emergência da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Dr. Vinicius Ortigosa Nogueira, o curso é uma oportunidade histórica e inédita para os médicos de Rondônia
'Morador comemora chegada do Asfalto na Rua Almirante Barroso no setor 04
Ainda de acordo com o prefeito João Gonçalves Júnior, a pavimentação deste trecho da Almirante Barroso atende um pedido do vereador Amarelinho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook