Segundo dia do CANOAR é marcado por discutir memória do jornalismo em Rondônia

Evento teve ainda mesa sobre Jornalismo na defesa da democracia

Assessoria/CANOAR
Publicada em 16 de novembro de 2022 às 11:41

O Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR, começou nesta segunda (14) e segue até o próximo sábado (19). O evento é promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e acontece na Escola do Legislativo, em Porto Velho.

O segundo dia do CANOAR iniciou com a mesa “Memória do Jornalismo Rondoniense”, que teve o objetivo de reconhecer e homenagear profissionais que contribuíram para a consolidação do jornalismo nas esferas estadual e nacional. As jornalistas Sara Duque Estrada e Luiza Archanjo foram convidadas para compartilharam suas experiências e trajetórias como jornalistas em Rondônia.

Durante a conversa, Sara afirmou que “a comunicação entre os seres humanos produz vida, e nós somos responsáveis por isso como jornalistas”. “Falar sobre memória do Jornalismo é uma oportunidade para conhecer as histórias e perspectivas que constituem o presente, por isso a relevância da discussão”, destacou a jornalista.

Luiza Archanjo comentou sobre a importância da formação universitária para sua carreira, tendo em vista que nos anos 1990, ela teve que se mudar para o interior de São Paulo, onde estudou, pois em Rondônia não era ofertada a graduação em Jornalismo. “Para uma prática profissional ética e responsável, nada melhor que uma boa teoria”, disse a jornalista.

Houve também uma feira gastronômica e cultural, que contou com a exposição de trabalhos dos estudantes, artesanatos e apresentações de artistas regionais.

Além disso, o segundo dia contou com uma mesa que abordou “A importância do Jornalismo na defesa da democracia”, tema que é bastante discutido no cenário atual do país. Juliana Dal Piva, jornalista do UOL, Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, e Gabriela Biló, fotojornalista da Folha de São Paulo, foram os convidados da mesa.

Ao falar sobre a influência que o Jornalismo exerce na democracia, Gabriela afirmou que: “A imprensa tem o poder de dar voz a quem não tem”. No mesmo sentido, Juliana alega que: “A democracia é uma conquista diária e o Jornalismo faz parte disso na medida em que reporta essas questões”. Por fim, Geremias destacou o papel das rádios comunitárias na construção da democracia.

O CANOAR segue até o próximo sábado, dia em que serão ofertadas oficinas práticas sobre diversos temas da área da comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.canoar.unir.br ou no local do evento.

Serviço: 1º Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense - CANOAR

Quando: de 14 a 19 de novembro

Onde: Escola do Legislativo de Rondônia. Rua Major Amarante, nº 390, Arigolândia - Porto Velho/RO

Inscrições: gratuitas pelo site www.canoar.unir.br ou no local, durante o evento.

Público-alvo: jornalistas, publicitários, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook