Segundo melhor índice do Brasil: Rondônia é destaque nacional em cadastramento biométrico do eleitorado
Quase 95% das eleitoras e eleitores de Rondônia já tem biometria cadastrada
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) conseguiu grandes avanços no cadastramento biométrico dos eleitores. Entre novembro de 2022 e maio de 2024, o número de eleitores biometrizados passou de 91,56% para 94,77%, o que significa que apenas 5,23% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro.
A biometria é um método que usa a impressão digital para identificar cada eleitora e eleitor, garantindo mais segurança e impedindo fraudes. Quem faz o cadastramento biométrico também pode usar o e-Título como documento oficial.
Resultados
Em novembro de 2022, 1.230.987 eleitores estavam aptos para votar em Rondônia, dos quais 1.127.148 (91,56%) já haviam realizado o cadastramento biométrico, enquanto 103.839 (8,44%) ainda não tinham feito o registro.
Com o fechamento do cadastro eleitoral, em maio de 2024, o total de eleitores aptos aumentou para 1.266.820, com 1.200.571 (94,77%) biometrizados e apenas 66.249 (5,23%) sem biometria. Rondônia é o segundo estado com o menor número de eleitores sem biometria no Brasil.
Ações
Para alcançar esse resultado, o TRE-RO utilizou seu serviço de Chatbot para convocar eleitores com biometria pendente de coleta e promoveu diversos atendimentos itinerantes, levando todos os seus serviços para além dos cartórios eleitorais.
Próximos Passos
O TRE-RO já está planejando novas ações para continuar aumentando o número de eleitores com biometria registrada até 2026, garantindo um processo eleitoral cada vez mais seguro e ágil.
Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º turno das eleições
A Justiça Eleitoral considera cada turno do pleito uma eleição independente para efeito de comparecimento à urna
Mariana Carvalho desmente boatos que tentam confundir servidores temporários
Mariana Carvalho reafirmou seu compromisso com a transparência e a valorização dos servidores temporários, destacando que eles continuarão sendo peças fundamentais na gestão municipal
Léo Moraes tem encontro especial com mães atípicas e filhos neurodivergentes
Uma das propostas do candidato é a criação da Secretaria Municipal da Inclusão, para atender pessoas com diversas doenças, incluindo o autismo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook