Semed intensifica mobilização para avaliar educação básica

Foram planejadas ações específicas de trabalho a fim de elevar índice de desenvolvimento da educação de 5,1 para 6,0

Comdecom
Publicada em 11 de outubro de 2019 às 11:15
Semed intensifica mobilização para avaliar educação básica

Visando estimular a maior participação das escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino na inserção de alunos para a participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu gestores escolares e coordenadores de escolas público alvo do Saeb.

O Saeb é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade.

Alguns de seus principais objetivos são identificar os problemas e as diferenças regionais de ensinos, produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos, como também proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho vem empregando esforços junto a toda rede de educadores, em ações em prol do avanço da aprendizagem e maior qualificação do fluxo escolar.

Em virtude disso foi realizado, em parceria com as escolas, seminário de pactuação de metas entre 2018 e 2019 nos quais foram planejadas ações específicas de trabalho a fim de elevar índice de desenvolvimento da educação de 5,1 para 6,0.

As escolas estão engajadas nesse propósito e ações de máxima importância estão sendo realizadas para fortalecer o colegiado. Ações que incluem acompanhamento, formação e troca de experiências, tudo para melhorar a proficiência dos alunos nas provas do Saeb.

Neste ano, as aplicações acontecerão entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Os resultados estarão disponíveis a partir de 31 de maio de 2020 para os gestores.

O secretário municipal de Educação, Márcio Félix, juntamente com a secretária adjunta Gláucia Lopes Negreiros, ressaltaram a importância de ações como esta.

“As informações obtidas aqui serão utilizadas para orientar novas políticas e garantir constante melhoria na qualidade do ensino”, destacou Márcio Félix.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook