Semusa abre vacinação por demanda espontânea para pessoas com mais de 50 anos com comorbidades
Demanda espontânea vale apenas para esta quinta-feira e população deve seguir se cadastrando no SASI
Comprovação da comorbidade é obrigatória
Porto Velho abre, apenas nesta quinta-feira (20), das 9h às 16h, no Campus I da Faculdade Uniron, na Avenida Mamoré, zona Leste da capital, a vacinação por demanda espontânea para pessoas com comorbidades acima de 50 anos.
Segundo a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, a vacinação por demanda espontânea está sendo realizada pelas particularidades da vacina da Pfizer, que atende este grupo: “Hoje nós recebemos mais um lote de Pfizer e com esse novo lote já estamos organizando atender um novo público, com isso, precisamos utilizar essas doses”, explica.
Hoje o município está atendendo pessoas com 50 anos ou mais, porém, com a chegada de 4.680 doses, a ideia é baixar a faixa etária para a partir de 45 anos.
As doses da Pfizer chegaram ao estado e ficam apenas com o município de Porto Velho por conta das características de armazenamento da vacina.
A Semusa reforça que, à medida que for recebendo novas remessas de imunizantes, irá convocar a população para receber a aplicação e que continuará organizando o fluxo através do SASI.
COMORBIDADES
Imunização é destinada ao grupo acima de 50 anos com comorbidade
São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.
COMPROVAÇÃO
A comprovação da comorbidade é obrigatória e deverá ser realizada no ato da vacinação, conforme recomendações do PNI. Serão aceitos como comprovação de doença pré-existente: exames, receitas, relatório ou laudo médico, prescrição médica emitidos entre 2019 e 2021. Além disso, o cartão do BPC, hiperdia, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência também servem como comprovantes, entre outros.
SEGUNDA DOSE
Além do uso de Pfizer para a primeira aplicação, nesta quinta-feira a Semusa continua com a aplicação de segunda dose de Cornavac, na Faculdade Fimca, da seguinte forma:
Das 9h às 13h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 09/04 até15/04
Das 13h às 16h: pessoas vacinadas com 1ª dose do dia 16/04 até 21/04
A Divisão de Imunização reforça que a imunização de Coronavac com a segunda dose acontece das 9h às 16h, sem a necessidade de gerar filas, já que todos que receberam a primeira dose nas datas estipuladas irão receber a segunda dose.
Texto: Jefferson Carvalho
Fotos: Saul Ribeiro
Em Rondônia, MPF acompanha ação nacional para redução do racismo estrutural e institucional no Brasil
Instituições públicas e privadas devem informar se estão cumprindo a legislação quanto ao ensino da história africana e indígena
Fhemeron convoca população a doar; estoque do sangue “O+” está crítico
É fundamental que haja um reforço nessas doações, visto que o tipo O+ está em baixa nos estoques, com menos de 50%, podendo entrar em situação crítica a qualquer momento
Polícia Militar contra o abuso sexual infantil
Venha com a gente para esse diálogo tão importante!
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook