Semusa implementa UPA em tempo real; ferramenta realiza o monitoramento de atendimentos em Porto Velho
Site permite acompanhar em tempo real o fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento da capital e de Jaci Paraná
Dados são atualizados em tempo real
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu mais um passo importante na modernização da gestão da saúde pública. O “UPA em Tempo Real” permite o monitoramento ao vivo dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital e do distrito de Jaci Paraná.
A nova ferramenta atualiza o “UPA em Números”, com melhorias significativas. Agora, os dados são atualizados em tempo real, fornecendo informações como:
• Número de pacientes em atendimento e em espera;
• Tempo médio de espera por setor;
• Casos classificados por grau de urgência (cores da triagem);
• Situações críticas e fluxo detalhado por tipo de atendimento.
Segundo Francisca, a ferramenta fortalece a transparência junto à população
Segundo Francisca, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa, a ferramenta não só melhora a gestão das unidades, como também fortalece a transparência junto à população.
“Agora conseguimos acompanhar a dinâmica dos atendimentos nas nossas principais unidades: UPA Zona Leste, UPA Zona Sul, Ana Adelaide, José Adelino e, recentemente, a UPA de Jaci Paraná", explicou.
Com os dados visíveis ao público, os usuários podem tomar decisões mais conscientes sobre onde buscar atendimento de acordo com o fluxo em cada unidade. “A população pode ver quantas pessoas estão aguardando, quais setores estão mais vazios e escolher a unidade com menor tempo de espera”, completou.
Além de beneficiar diretamente os usuários, a ferramenta também facilita o trabalho de fiscalização e auditoria. Órgãos como o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral do Município passam a ter acesso a dados em tempo real, contribuindo para a transparência e o aprimoramento da gestão pública.
Nova funcionalidade está disponível no site da Prefeitura de Porto Velho
Francisca também reforça a importância de manter acompanhamento regular nas UBS e procurar a UPA somente em caso de emergência. “É essencial procurar a UPA apenas em situações realmente urgentes. Manter um acompanhamento regular com a Unidade de Atenção Básica principalmente no caso de idosos, gestantes, crianças e outros com comorbidades evita que casos simples se agravem e virem emergências”, finalizou Francisca.
A nova funcionalidade está disponível no site da Prefeitura de Porto Velho, dentro do Portal do Cidadão. Para acessar:
1 Acesse www.portovelho.ro.gov.br
2 Clique em Portal do Cidadão
3 Procure pela aba “UPA em Tempo Real”
4 Acompanhe os dados atualizados das unidades
Com essa iniciativa, Porto Velho mostra como a tecnologia pode ser uma grande aliada da saúde pública, promovendo mais eficiência, agilidade no atendimento e, principalmente, cuidado com a população.
Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças
O Lacen utiliza equipamentos modernos para análise das células CD4 e CD8, que auxiliam na avaliação da resposta ao tratamento do HIV
Segunda-feira (21) com pancadas de chuva e trovoadas em áreas do Norte
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C em Rio Branco e Porto Velho, enquanto a máxima pode atingir 35°C em Palmas. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 95%
Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias e reforça apoio à saúde pública
Consolidado como referência no atendimento ortopédico de baixa e média complexidade, o Hospital de Retaguarda atua como suporte ao Pronto-Socorro João Paulo II




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook