Semusa inicia vacinação de crianças nesta terça-feira

Imunização acontece nas UBS, das 13h30 às 17 horas

Marco Bernardi Fotos: Arquivo Ascom
Publicada em 17 de janeiro de 2022 às 14:43
Semusa inicia vacinação de crianças nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (18), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia a vacinação contra Covid-19 para crianças menores de 12 anos. A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com prioridade aos menores com comorbidades.

A imunização acontece em crianças com idade entre 5 e 11 anos, que tenham alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), e também para crianças com 11 anos, que não tenham nenhuma comorbidade.

A diretora da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera, destacou que, para as crianças se vacinarem, será necessário a companhia dos pais ou responsáveis legais ou, em caso de ausência, deverá ser apresentada uma autorização, por meio de um termo de consentimento assinado.

“Além da presença dos pais, ou da autorização por escrito, as crianças também devem levar o cartão do SUS e, se possível, algum outro documento de identificação. Vamos seguir as recomendações do Governo de Estado, de priorizar a vacinação das crianças com comorbidades”, explicou Cristiane.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, por meio do PNI, as crianças de 5 a 11 anos de idade receberão duas doses, com 0,2 ml cada, da vacina Pfizer, em um intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Em Ji-Paraná, cerca de 94 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas contra Covid, o que corresponde a aproximadamente 87% da população com mais de 12 anos, segundo a estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda dose, ou a vacina de dose única, foi aplicada em mais de 76 mil pessoas, ou cerca de 71% dos moradores de Ji-Paraná com mais de 12 anos de idade.

Cerca de 14 mil pessoas já receberam a dose de reforço, representando 13% da população. Porém, mais de 20 mil moradores estão aptos para receber a terceira dose, mas estão em atraso com o calendário vacinal. Podem tomar o reforço, os maiores de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose ou quem tomou a vacina Janssen há mais de quatro meses.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook