Semusa leva serviços de planejamento sexual e reprodutivo para comunidades ribeirinhas

Inserção do DIU, distribuição de preservativo e consultas ginecológicas foram realizadas no baixo Madeira

Texto: Luciane Gonçalves Fotos: Luciane Gonçalves e Cleris Muniz
Publicada em 26 de fevereiro de 2024 às 10:23
Semusa leva serviços de planejamento sexual e reprodutivo para comunidades ribeirinhas

Barco Saúde ancorado no distrito de Calama

Após passagem pelos distritos de Nazaré e São Carlos, no baixo Madeira, o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, da Prefeitura de Porto Velho, ancorou em Calama para encerrar a primeira expedição do ano, que aconteceu de 19 a 25 de fevereiro.

Na localidade, a população teve acesso à consulta com médicos generalistas, especialistas (pediatra, ginecologista, ortopedista) e psicólogo, vacinação, exames laboratoriais, coleta de preventivo, puericultura, dispensação de medicamentos e também serviços de pré-natal e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Carine Lopes dos Santos, 34 anos, procurou a unidade móvel fluvial em busca de conhecimento sobre planejamento familiar e reprodutivo. Moradora da comunidade conhecida como gleba Rio Preto, a agricultora viajou cerca de quatro horas de barco para ser atendida. “Eu já tenho dois filhos, não faço uso de nenhum outro método para evitar a gravidez e não quero engravidar novamente. Estava com medo, mas a médica me deixou muito tranquila. Agora com o DIU, volto para casa mais segura”, disse a paciente.

Outra moradora da gleba Rio Preto, Ana Cristina Martins, 31 anos, procurou atendimento para o exame de pré-natal. No sétimo mês de gestação, a dona de casa procurou o barco saúde para uma série de serviços, saiu com exames realizados, medicamentos e a certeza de que o bebê que carrega está com saúde e crescendo dentro da normalidade.

Serviços de planejamento reprodutivo são oferecidos para mulheres em CalamaServiços de planejamento reprodutivo são oferecidos para mulheres em Calama

“É ótimo quando o barco vem aqui porque a gente não precisa ir em Porto Velho. É longe, muito caro e, às vezes, tem que dormir na cidade e a gente não tem um lugar para ficar”, declara a moradora.

Para a médica residente ginecologista obstetra, Elisa Iglesias, uma das profissionais que integrou a missão em Calama, além da dificuldade de deslocamento, também há dificuldade de acesso a informações sobre saúde, principalmente sobre planejamento familiar e reprodutivo.

“Vim a Calama com foco na mobilização de mulheres sobre o planejamento familiar, para terem informações que as ajudem a planejar suas gestações no melhor momento. Volto feliz por ajudar algumas mulheres a escolherem o momento de gestar. É um trabalho muito gratificante”, analisa a médica.

Teste rápido é um dos serviços do Barco SaúdeTeste rápido é um dos serviços do Barco Saúde

SAÚDE DA MULHER

Em outra frente de trabalho, as enfermeiras residentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Daiany Rufatto e Amanda Pontes, a bordo no barco saúde durante toda a expedição, atuaram no planejamento familiar, oferecendo uma variedade de serviços para atender às necessidades das mulheres, desde orientações sobre saúde sexual até realização de exames ginecológicos de rotina, como o preventivo.

Na missão do barco saúde, o trabalho da enfermagem é abrangente, inicia na triagem, com aferição de pressão arterial, glicemia, e, conforme o caso, até as consultas mais detalhadas, com ausculta, avaliação física, entre outros serviços.

As profissionais foram essenciais também na realização de teste rápido para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, hepatite B e C e HIV.

A enfermeira Daiany Rufatto analisa como gratificante sua participação na expedição. “A gente consegue sentir e perceber o quanto a enfermagem é fundamental na vida das pessoas, principalmente no contexto da saúde da mulher com o planejamento familiar. É realmente gratificante perceber como o cuidado e o apoio oferecidos pela equipe de enfermagem fazem diferença na vida delas”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook