Semusa orienta munícipes sobre serviços oferecidos nas UBSs
São 11 unidades no perímetro urbano e duas em áreas rurais
O Departamento da Atenção Básica (DAB) informa os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Sob administração da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), os atendimentos ocorrem em 11 pontos de atendimento no perímetro urbano e duas em áreas rurais (distritos de Nova Colina e Nova Londrina).
Segundo a diretora do DAB, Kellen Nayara Cardoso, é comum que pessoas busquem os postos de saúde para procedimentos que não são oferecidos nas unidades. Ela enfatizou a importância de divulgar os serviços prestados para orientar a população sobre onde encontrar assistência médica adequada.
Nas UBSs, são disponibilizados serviços de exames, atendimentos e procedimentos de baixa complexidade. Os exames realizados incluem preventivo do colo uterino, teste rápido para sorologias (sífilis, HIV, hepatites B e C), teste do pezinho, teste rápido para COVID-19 e medição de glicemia capilar.
Os atendimentos englobam pré-natal, puericultura, consulta médica com clínico geral, monitoramento de hipertensão, diabetes e saúde mental, ações em grupo (como grupos de tabagismo), visitas domiciliares da equipe de Estratégia de Saúde da Família, atendimento odontológico e consulta de enfermagem com ultrassom para gestantes e inserção ou remoção de DIU.
Quanto aos procedimentos realizados, são oferecidos curativos, inserção e remoção de DIU, nebulização, pequenos procedimentos (suturas, lavagens de ouvido, troca de sonda vesical), administração de medicação intramuscular e intravenosa, medição da pressão arterial, remoção de pontos, tração de drenos e remoção de unhas encravadas.
A equipe do DAB orienta que a população agende seus exames presencialmente, e que todas unidades contam com salas de vacinação para atualização da caderneta de crianças e adultos. Lembrando que os usuários devem se atentar as UBSs referenciadas ao seu bairro.
Primeira Turma mantém condenação da Igreja Universal em R$ 23 milhões por demolir casarões históricos
Em julho de 2021, por meio de decisão cautelar, o ministro havia proibido a igreja de levar adiante seu plano de implantar um estacionamento no local
Prisão preventiva não pode ser decretada apenas com base na falta de localização do réu
Para o juízo de primeiro grau, a falta de localização do réu colocava em risco a aplicação da lei penal e dificultava o desenvolvimento do processo, o que justificaria a decretação da medida cautelar extrema
FACER parabeniza nova diretoria da ACIV
Além de representar seus associados, ao longo dos anos a ACIV tem contribuído com a promoção do desenvolvimento econômico de Vilhena, atuando como agente de fomento local
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook