Semusa promove campanha de conscientização sobre a hanseníase

CEPT Adolfo Rohl atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

Decom Ji-Paraná/Foto: Marcelo Morais
Publicada em 23 de janeiro de 2023 às 16:00
Semusa promove campanha de conscientização sobre a hanseníase

Em alusão à Campanha Janeiro Roxo, mês de alerta, prevenção e combate à hanseníase, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza ações de conscientização sobre a doença. O Centro Especializado em Patologias Tropicais (CEPT) Padre Adolfo Rohl atende à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Na semana passada, a equipe multidisciplinar do CEPT Adolfo Rohl promoveu palestra com colaboradores da empresa Machadão. Na sexta-feira (27), uma nova ação está agendada, desta vez, com os trabalhadores do Centro de Distribuição (CD) das Lojas Gazin, na BR-364 (2º distrito), sentido Presidente Médici.

Durante o mês de janeiro, o CEPT intensificou os atendimentos dermatológicos com ênfase na investigação e diagnóstico de hanseníase. Pelas manhãs, são realizadas avaliações de manchas, consultas médicas específicas e ações educativas, voltadas à prevenção e combate à doença.

“A campanha tem como objetivo desmistificar crenças sobre a hanseníase, levando informação sobre sinais, sintomas e tratamento. Com isso, os pacientes podem levar a vida normalmente e sem risco de transmissão”, destacou Marcelle Carvalho Gil, diretora do Centro Adolfo Rohl.

A programação da Campanha Janeiro Roxo é desenvolvida pela equipe multidisciplinar do CEPT Adolfo Rohl, em parceria com o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa.

 A hanseníase é uma patologia com baixo índice de mortalidade, porém é considerada altamente incapacitante. O paciente que contrai a doença e não inicia o tratamento precocemente corre o risco de ter sequelas.

Os principais sinais são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com a alteração ou a perda da sensibilidade no local. Com isso, a pessoa com a doença pode se queimar ou se cortar e não sentir, ter dificuldades para segurar objetos, além da diminuição da força muscular.

O CEPT Padre Adolfo Rohl fica localizado no centro de Ji-Paraná, na rua Raimundo Alves da Silva (antiga Presidente Vargas), ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook