Semusa realiza atendimento do Dia D do Outubro Rosa

Evento contou com a entrega do novo mamógrafo digital

Azenir Rosa Fotos: Jota Batista
Publicada em 25 de outubro de 2021 às 14:52
Semusa realiza atendimento do Dia D do Outubro Rosa

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, nesta segunda-feira (25), o Dia D da Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero. Dentro da programação do Dia D também aconteceu a entrega do novo mamógrafo digital para atendimento no Centro Municipal de Saúde da Mulher Ceci Cunha.

A diretora do Centro Ceci Cunha, Fátima Aparecida Carlos Alves, a entrega do novo mamógrafo digital é de suma importância, pois se trata de um equipamento de ponta, que, além da qualidade de imagens, traz agilidade na realização dos exames.

“Esse equipamento veio em boa hora, queremos agradecer ao Prefeito Isaú Fonseca e ao Deputado Federal Lúcio Mosquini [ambos do MDB], por trazerem o mamógrafo para o Município. Esse aparelho veio para dar atendimento de melhor qualidade, com resultados mais precisos, também para atender um número maior de mulheres, com uma estimativa de até 500 mamografias por mês”, afirmou a diretora.

Após a entrega oficial do mamógrafo, foram realizados 15 exames no novo equipamento. Durante a semana, em alusão ao Outubro Rosa, serão realizadas mamografias e demais exames de prevenção da saúde da mulher.

A partir do próximo mês os atendimentos serão realizados na parte da manhã, de segunda a sexta-feira, por meio de solicitação médica feitas nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento prévio no telefone 3416-4190.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos, devendo ser realizada anualmente, auxiliando no diagnóstico precoce de câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deve ser iniciado a partir dos 35 anos.

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), declarou que é emocionante receber boas coisas, em especial quando o que se ganha visa beneficiar a saúde da população feminina da cidade.

“Estou emocionado, pois as nossas mulheres, em pleno Outubro Rosa, ganharam um mamógrafo digital, de alta tecnologia, para cuidar especialmente da saúde delas. Quero agradecer o Deputado Lúcio Mosquini, pois é por meio do empenho dele que esse mamógrafo foi adquirido para nosso município”, disse Isaú Fonseca.

O Deputado Lúcio Mosquini e o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, ressaltaram a grande importância do trabalho em parceria entre Estado e Município.

A titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, agradeceu, em nome do Presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), vereador Welinton Fonseca (MDB), a presença dos demais vereadores presentes, do Secretariado Municipal, das autoridades, dos servidores e os membros dos vários segmentos da sociedade civil.

“A aquisição do equipamento, vem de encontro com o planejamento da Semusa, com a missão de reestruturar os atendimentos, que por ausência de mamógrafos estavam paralisados, bem como ampliar o serviço, dando atendimento digno e humanizado para a população”, afirmou Wanessa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook