Semusb intensifica fiscalização para garantir que servidores utilizem EPI e possam trabalhar em segurança

Foram investidos só no ano passado cerca de 200 mil em compra de Equipamentos de Proteção Individual.

Comdecom
Publicada em 27 de fevereiro de 2019 às 11:19
Semusb intensifica fiscalização para garantir que servidores utilizem EPI e possam trabalhar em segurança

A Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), atua em diversas frentes para garantir a limpeza e bem-estar da população. São centenas de servidores espalhados nos três turnos do dia, recolhendo resíduos, limpando praças, ruas e avenidas, feiras, cemitérios, galerias, desobstruindo o sistema de drenagem que é tomado por lixo (descartado pela própria população) e ainda se dedicam ao paisagismo, irrigação dos canteiros centrais e revitalização das praças da cidade. A demanda é grande e só é possível avançar devido ao empenho das equipes.

E para garantir a segurança de todos os trabalhadores, a Semusb oferece treinamento e disponibiliza a eles Equipamentos de Proteção Individual (EPI) modernos e com garantia de qualidade. São botinas, luvas de látex, luvas PVC cano longo, luvas pigmentadas, óculos de segurança, protetor auricular, protetor solar, touca árabe, máscaras descartáveis, colete refletivo e capa de chuva.

Só no ano passado, a Semusb investiu R$196.453,89 em itens para segurança dos servidores. "Todos eles receberam seus EPI's e assinaram termo acusando o recebimento, como também, o devido treinamento e orientação sobre a obrigatoriedade do uso. Os servidores que não utilizam os equipamentos podem sofrer sanção disciplinar, combinado com a NR-1 e NR-6, da Portaria 3.214/78. Porém, o mais importante é a segurança deles", esclareceu Wellem Prestes, subsecretário da Semusb.

Apesar de treinamentos, orientações diárias e ações para conscientização sobre o uso dos EPI’s ainda existem servidores que acabam negligenciando essa obrigação, que tem como principal objetivo, reduzir ao máximo, as chances de acidentes.

Fiscalização

Na tentativa de ampliar a fiscalização e, consequentemente, garantir que todos os trabalhadores estejam utilizando seus itens de segurança, a Semusb criou uma comissão específica que está se deslocando diariamente até as frentes de serviços, realizando vistorias e notificações para posterior responsabilização. "Reforço que esse trabalho tem o único objetivo de garantir que nossas equipes estejam seguras. E aqueles servidores que por algum motivo estiverem sem seu EPI, ou porque perdeu, está precário, danificado ou não cabe mais, que nos procure imediatamente", convocou o secretário.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook