Senadores lamentam colapso na saúde, mas comemoram número de curados

Eles não deixaram de ressaltar, porém, o número de pessoas curadas da enfermidade

Agência Senado/Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Publicada em 27 de abril de 2020 às 17:53
Senadores lamentam colapso na saúde, mas comemoram número de curados

Por meio das redes sociais, parlamentares se mostram preocupados com o aumento do número de casos de covid-19

O Brasil vem registrando um crescente número de casos de coronavírus ao longo de abril. Nos últimos dias, os senadores usaram as redes sociais para lamentar a crise e o colapso do SUS em algumas cidades. Eles não deixaram de ressaltar, porém, o número de pessoas curadas da enfermidade.

É o caso do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que na quinta-feira (23) usou o Twitter para replicar uma informação do Ministério da Saúde, dando conta de que mais de 24 mil brasileiros já foram curados do coronavírus. Na mesma linha, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) foi ao Twitter nesta segunda-feira (27) para comemorar que cerca de 30 mil pessoas já se curaram da covid-19 no Brasil. O senador acrescentou que “dos casos ativos de infectados, apenas 8 mil são de pessoas consideradas em estado grave”. Segundo Alvaro, o Brasil está em 8º lugar no ranking mundial de pessoas curadas da covid-19.

Também pelo Twitter, o senador Telmário Mota (Pros-RR) lamentou as mortes por coronavírus no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ). Para Telmário, “é hora de direcionar todas as nossas forças e energias para combater esse inimigo feroz e invisível, que é o coronavírus”. Ele acrescentou que a vida dos brasileiros deve estar acima de disputas políticas.

Roberto Rocha (PSDB-MA) também lamentou as disputas políticas e disse que o “vírus é mortal e não existe paciente municipal, estadual ou federal”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) registrou que seu estado precisa de apoio urgente do governo federal. “Entre as demandas, solicitei a implantação imediata de um hospital de campanha no estado”, informou.

Para o senador Jean Paul Prates (PT-RN), “só tem uma coisa que o governo federal pode fazer de realmente efetivo para o combate ao coronavírus: soltar recursos para os estados que são a linha de frente! Seja na forma de materiais ou equipamentos, seja em dinheiro! Não fazer isso será negligência criminosa”.

Jornais

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) reproduziu matérias de jornais ao redor do mundo que mostram o crescimento de casos no Brasil. Segundo o senador, os jornais apontam que o país pode ser o novo epicentro do mundo, com poucos testes e com sobrecarga nos sistemas de saúde e cemitérios. Rogério também citou uma reportagem do Fantástico, exibido pela TV Globo nesse domingo (26), que apontou o colapso de vários hospitais. Na opinião do senador, “a matéria que foi ao ar é estarrecedora”. Ele disse que o Brasil já vive o colapso na saúde pública e destacou que os médicos também alertam para isso.

Violência doméstica

Em sua conta no Twitter, o senador Confúcio Moura (MED-RO) destacou que ficar em casa não é mais uma opção, mas “trata-se de uma estratégia de sobrevivência”. Ele ainda alertou para o risco de violência doméstica para mulheres e crianças.

Jader Barbalho (MDB-PA) também fez um post de combate à violência doméstica. Ele registrou que “necessitamos de paz, esperança e da união de todos nos lares paraenses para combater o inimigo comum, o coronavírus”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Queda de Moro salva Guedes

Queda de Moro salva Guedes

"A demissão do ministro da Justiça deu uma injeção de energia política no ministro da Economia. Jair Bolsonaro percebeu que, depois de Mandetta e Moro, a saída de mais um chutando o balde poderia apressar seu próprio fim"