SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença

Egressos do SENAI de Rondônia atuam como instrutores e são exemplos para futuros profissionais

Fiero Rondônia
Publicada em 07 de julho de 2022 às 12:52
SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) há quase oito décadas vem cumprindo um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador brasileiro, como o paraibano Ricardo Cleudo Rocha Soares e o amazonense Samuel Ferreira de Souza, que como milhões egressos espalhados Brasil afora, estão escrevendo no dia a dia um novo capítulo na história da instituição também em Rondônia. 
 
Em Rondônia desde 1997, Ricardo Cleudo Rocha Soares, há um ano é instrutor horista II de Eletromecânica da unidade SENAI Cetem, em Porto Velho. Mas antes de ministrar aulas, ele fez o curso nesta área, no período de 2014 e 2016, no SENAI. Sobre a experiência de estudar no SENAI, Soares ressalta que iniciou o curso com muita vontade de aprender. Foi ali que teve o primeiro contato com circuitos elétricos e automação. “Com isso resolvi me aprofundar mais no estudo e fazer o curso de engenharia elétrica em paralelo ao curso de eletromecânica”, disse.
 
No curso técnico, afirma o instrutor, a prática propulsiona o entendimento teórico. Hoje como instrutor do SENAI, procura transmitir todo o conhecimento prático e teórico adquirido nesses anos para que os alunos tenham boa base para entrar no mercado de trabalho e também os inspire a continuar os estudos. “Sempre digo para eles que estudar e se qualificar fazem parte do caminho do sucesso”. 
 
Soares, assim como Samuel, reconhece a importância do SENAI para sua vida e trajetória profissional, desde do início da carreira e também para a continuidade do aprendizado prático e teórico. “A marca SENAI e o histórico como instituição reconhecida em educação profissional, foram alguns dos motivos pelo qual resolvi fazer um curso, assim como é notório que os instrutores são bem preparados e sempre atualizados com o a demanda da indústria”, afirma.
 
O instrutor tem grandes planos para o futuro. “Quero continuar os estudos e buscar qualificação na área de proteção do sistema elétrico de potência. Depois da minha formação em eletromecânica, terminei engenharia elétrica, hoje sou engenheiro eletricista, pós-graduado em MBA em gestão e engenharia de Sistemas Elétricos, e pós-graduando em proteção do sistema elétrico de potência, dentre outros cursos de aperfeiçoamento. 

O egresso Samuel Ferreira de Souza, 28 anos, amazonense de nascimento, mas residente na capital rondoniense há duas décadas, sempre se destacou pela dedicação aos estudos. Formado em Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em 2015, mas no período entre 2009 e 2011, fez dois cursos no SENAI, o de técnico em Eletrotécnica do SENAI, com duração de dois anos e o de mecânico de Motores Diesel, curso de ano. 

Atualmente, Samuel é instrutor da área de elétrica da unidade SENAI Cetem, em Porto Velho, onde dá aulas há um ano. “Na escola SENAI posso direcionar e passar um pouco de minha experiência profissional aos meus alunos e também ensinar como eles devem lidar com as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, quer seja profissional ou emocional”, disse. 

Para ele, o SENAI continua sendo uma instituição importante para sua vida e trajetória profissional. “Foi onde tudo começou, onde pude me qualificar e desenvolver conhecimento, que me fizeram um profissional na área de energia elétrica”, ressaltou. 

O mercado para o profissional do segmento da eletrotécnica é bastante amplo. Afirma Samuel Souza. “Ele pode trabalhar nas áreas de instalação, projetos, manutenção e desenvolvimento de sistemas eletroeletrônicos, elétricos para fins industriais, empresariais e redes de distribuição. Com estudo e dedicação, é possível você fazer carreira na área”. Ele também enxerga a educação como uma das maiores ferramentas do mundo, porque abre portas para que sonhos se transformem em realidade. 
 
Na solenidade de formatura da turma 2020/2022 do curso técnico em Eletrotécnica do Programa Jovem Aprendiz, do SENAI Cetem, do qual Souza é instrutor, ele foi aplaudido e homenageado pelos formandos. O profissional, na oportunidade, destacou que também foi aluno do SENAI e antes de terminar o curso já estava empregado. 
 
O gerente da unidade SENAI Cetem, Cleber Santos lembrou que o SENAI tem exercido com brilhantismo seu papel de formar jovens para o mercado de trabalho. “Samuel e Cleudo são dois exemplos, entre milhares, que o SENAI qualificou em Rondônia, para exercer a profissão escolhida e fazer a diferença em qualquer indústria ou setor onde atue. Ambos foram alunos e hoje são nossos instrutores. Tudo que aprenderam, eles compartilham com seus alunos”, finalizou o gerente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook