Serviço Geológico do Brasil apresenta prognóstico da vazante dos rios de Rondônia

O período de estiagem dos rios da Bacia do rio Madeira deve se caracterizar por níveis abaixo da média neste ano

Janis Morais - Assessoria de Comunicação CPRM
Publicada em 25 de junho de 2020 às 14:25

O período de estiagem dos rios da Bacia do rio Madeira deve se caracterizar por níveis abaixo da média neste ano. Esta é uma das projeções apresentada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta quinta-feira, dia 25/06, durante a Oficina de Trabalho Pré-Seca 2020, promovida pelo Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) de Porto Velho. O evento online discutiu ainda prognósticos climatológicos do trimestre, o panorama geral das queimadas em Rondônia e outros assuntos relacionados ao período de estiagem na região.
 
Segundo o engenheiro hidrólogo da CPRM Marcus Suassuna, o rio Madeira está começando o período de vazante de 2020 com níveis abaixo do normal. Em Porto Velho, o nível atual do rio Madeira está próximo da zona de atenção para mínimas. A cota atual de 6,5 metros é quase três metros abaixo da mediana. De acordo com a série histórica, em 90% dos anos, os níveis nesta data foram maiores que o nível que está sendo observado hoje. Segundo os dados do MERGE/INPE, o trimestre Março, Abril e Maio acumulou um déficit negativo de chuvas de 11% abaixo da média na bacia do rio Madeira, chuvas significativamente menores que as esperadas para os três meses.

“Esta condição, somada à análise dos modelos hidrológicos da região, permite projetar o período de pico da vazante em Porto Velho entre o final de agosto e final de outubro, centrado no dia 25 de setembro. Além disso, o prognóstico indica que o rio Madeira vai chegar ao final da vazante com cotas a serem registradas numa faixa de níveis bastante baixos”, explicou Marcus. Em Porto Velho, o período provável para as cotas mínimas deve ocorrer entre 24 de agosto e 26 de outubro.
 
Outro prognóstico apresentado é relacionado ao período em que o rio Madeira pode começar a ter restrições à navegação. A partir do nível de quatro metros, a Delegacia Fluvial de Porto Velho passa a adotar restrições e isso deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de julho persistindo até o período de pico da vazante em finais de setembro. A projeção é que ao final da vazante, o rio Madeira na capital de Rondônia regrida seus níveis até uma faixa entre 1,63 metros e 2,80 metros.

Mais de 100 pessoas acompanharam as palestras online

A partir da próxima semana, esse prognóstico ele vai ser atualizado semanalmente por meio dos boletins semanais de monitoramento das secas. O boletim, bem como dados atualizados do rio Madeira estão disponíveis no site da CPRM (wwww.cprm.gov.br/SACE).  
 
O Serviço Geológico do Brasil opera o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH Rio Madeira). Acesse os dados aqui. Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos.
 

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Alerta de Cheias operado pelo Serviço Geológico do Brasil
 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook