Servidores da Sedam participam de curso de capacitação sobre turismo indígena
Ação aconteceu entre os dias 20 a 24 de setembro, promovida peal Associação Etnoambiental Kanindé
Jovens recebem capacitação para o desenvolvimento do turismo nas comunidades indígenas
Em proposta ao desenvolvimento do ecoturismo na região, a comunidade indígena Paiter Suruí recebeu treinamento de técnicas voltados para a defesa e preservação dos territórios indígenas, em Cacoal. O curso, promovido pela Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), encerrou esta semana e contou com a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
Com foco nos atrativos culturais, geração de renda sustentabilidade dos destinos turísticos, a ideia é aprimorar competências destes possíveis profissionais indígenas para o desenvolvimento do turismo em suas regiões. A capacitação ocorre em mobilidade em quatro áreas de referência e é realizada pela Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) e parceiros em módulos estruturados.
Esta capacitação faz parte do projeto Conectando Terras Indígenas, voltado para a qualidade no atendimento turístico, especificamente a recepção. Durante a capacitação, os estudantes receberam um treinamento básico para a criação de projetos em turismo de base comunitário, o ecoturismo em terras indignes, principais desafios e potencialidades. E também os critérios de qualidade no atendimento ao cliente, como protocolo de atendimento e biossegurança durante este período de pandemia da covid-19.
Foi destacada a importância do meio ambiente para o fortalecimento da cultura indígena
O secretário-adjunto da Sedam, Demargli Farias, esteve presente no último dia do curso e parabenizou os jovens pela determinação e presença nas atividades desenvolvidas “Fico muito contente em saber que jovens da comunidade indígena estão participando destes projetos de desenvolvimento da cultura e do meio ambiente. Este é apenas o começo de muitos outras ações que vão beneficiar estas pessoas. A secretária ambiental do Governo de Rondônia tem este propósito de integrar e desenvolver projetos para os povos indígenas”, acrescentou o secretário.
TREINAMENTO
Os indígenas recebem treinamento de capacitação durante os cinco dias sobre atendimento e qualidade ao serviço de turismo, com o principal objetivo de proporcionar aos participantes noções básicas e orientações sobre o turismo de base comunitária, etnoturismo e o ecoturismo em terra indígenas. O curso faz parte do calendário de ações da associação. O próximo curso agora deve ocorrer em novembro e beneficiará outras aldeias indígenas de Cacoal.
A atividade foi composta por ações práticas e teóricas, através de desenvolvimento de produtos. Segundo a coordenadora do programa de Formação da Kanidé, Tamires Mesquita, esta formação turística vai ampliar ainda mais o desenvolvimento da cultura indígena. “Estes jovens capacitados estão desenvolvendo, dentro do curso, oportunidades de criarem ações para seus povos, e mostrar o que a cultura indígena tem de melhor”, afirmou a coordenadora.
Estiveram presentes no encerramento do curso, o gerente de desenvolvimento ambiental indígena da Coordenadoria de Povos indígenas (Copin), Rubens Naraikoe Surui; a gerente do Erga/Sedam de Cacoal, Thalitta Cota, e servidores da Sedam.
Pedaço de forro cai no Porto Velho Shopping. Vídeo
Não é a primeira vez que parte do teto do Shopping desaba. Numa outra ocasião, chegou a causar princípio de pânico
Entrada no sistema prisional é discutida no 3º Fórum Nacional de Alternativas Penais
A mesa mediada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Joel Ilan Paciornik foi iniciada com a experiência mexicana detalhada pela juíza criminal Rocío Dominguez
Audiência pública vai debater trabalho remoto para magistratura
Na inscrição deverá constar a indicação dos respectivos representantes, qualificação do órgão, entidade ou especialista, acompanhada de currículo e tema a ser abordado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook