Sesau alerta para prevenção do câncer colorretal em alusão ao Março Azul Marinho

O câncer de colorretal é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres, diante disso, a Sesau conscientiza quanto à prevenção no mês de Março Azul Marinho

Texto: Lara Lívia Fotos: Italo Ricardo e Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 21 de março de 2023 às 11:07
Sesau alerta para prevenção do câncer colorretal em alusão ao Março Azul Marinho

O azul-marinho é a cor escolhida para campanha de prevenção do câncer colorretal

O câncer colorretal é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres. No Brasil, é o terceiro tipo mais comum entre a população, diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau reforça a conscientização quanto à prevenção no mês de Março Azul Marinho.

Publicidade

Os sintomas mais comuns são sangramento nas fezes, dor, fezes finas, perda de peso sem motivo específico, diarreia ou constipação, sensação de que o intestino não está completamente esvaziado, cansaço, fadiga, entre outros.

Os fatores de risco para o câncer colorretal são: idade acima de 50 anos, história familiar de câncer, doenças inflamatórias do intestino, tabagismo, dieta pobre em fibras e excesso de alimentos industrializados; além de causas genéticas de cada pessoa.

O médico proctologista Rodrigo Bastos, alerta sobre o câncer colorretal.

Em Rondônia, existem dois centros de referência no tratamento, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que são o Hospital de Amor da Amazônia e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, que funcionam no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Em 2022, já foram realizados mais de 20 procedimentos cirúrgicos para o tratamento do câncer, no Hospital de Base.

O governador Marcos Rocha, ressaltou a importância da busca por prevenção. “A partir dos 40 anos, é de suma importância todos os cidadãos realizarem exames para prevenção da doença. Em caso de descoberta, isso permitirá que os pólipos possam ser identificados e retirados antes de se transformarem em tumores malignos”, afirmou.

O médico proctologista Rodrigo Bastos, alertou sobre o câncer colorretal. “Os exames de rotina são aliados no processo de rastreio, e a colonoscopia é a avaliação do intestino grosso e a parte final do intestino delgado, um exame padrão-ouro para prevenção e detecção precoce. O Hospital de Base conta com uma equipe de excelência para pacientes portadores de câncer colorretal”, destacou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook