Sesau orienta população quanto à vacinação contra a Influenza para frear aumento de casos em Rondônia

Para conter o avanço do vírus da gripe, postos de saúde da Capital e demais municípios estão realizando a vacinação em massa em crianças com seis meses de idade, jovens, adultos, grávidas e idosos

Ludmary Nascimento Fotos: Jessica Labajos Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 20 de dezembro de 2021 às 09:35
Sesau orienta população quanto à vacinação contra a Influenza para frear aumento de casos em Rondônia

Postos de saúde estão realizando a aplicação da vacina contra Influenza

Neste mês de dezembro já foram 485 casos positivos do vírus Influenza, conhecido como o vírus da gripe, em Rondônia. Os registros foram feitos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Entre esses casos, seis pessoas estão internadas, sendo, três pacientes em enfermarias e três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para conter o avanço do vírus da gripe, postos de saúde da Capital e demais municípios estão realizando a vacinação em massa em crianças com seis meses de idade, jovens, adultos, grávidas e idosos.

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), dentre os casos, um idoso de 81 anos foi confirmado com o vírus Influenza e covid-19. Mas já está isolado e não apresenta sintomas graves.

“Acreditamos que esse aumento no número de casos no Estado de Rondônia, se deve, principalmente, ao relaxamento do uso de máscaras e também ao fato das pessoas não terem tomado a vacina contra a gripe este ano. Lembrando que a imunização contra o vírus Influenza deve ser feita anualmente,” alerta o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo

Outras medidas indicadas pelo Ministério da Saúde são: o distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, além de isolamento de casos suspeitos e confirmados conforme orientações médicas.

Comentários

  • 1
    image
    Dr. Infecto 20/12/2021

    Alguém avisa essa negacionista, energúmeno e politiqueiro que as vacinas para influenza aplicadas no calendário vacinal de 2021 não incluem proteção para cepa Darwin (H3N2), responsável pelo aumento de casos que temos observado em nosso estado. Em setembro de 2021 a OMS determinou que essa cepa seja contemplada no calendário vacinal para influenza. Mas em 2022…

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook