Setembro Amarelo é tema de palestra no Cras Morar Melhor

Campanha é dedicada à prevenção ao suicídio e incentivo à vida

Decom Ji-Paraná
Publicada em 14 de setembro de 2022 às 14:04
Setembro Amarelo é tema de palestra no Cras Morar Melhor

Com o tema “A vida é a melhor escolha!”, o Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II) realizou a palestra da Campanha Setembro Amarelo na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morar Melhor, nesta quarta-feira (14). Durante todo o mês, as ações seguem com medidas de prevenção ao suicídio e incentivo à vida.

As atividades são realizadas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semusa) e Assistência Social e Família (Semasf), em escolas municipais e estaduais, instituições de ensino e também em unidades de atendimentos da assistência social e saúde.

De acordo com o palestrante e psiquiatra do CAPS II, Wendell Jânio de Oliveira, as pessoas dão sinais sutis que, muitas vezes, as pessoas não notam, como mudança de comportamento e a não realização de algumas atividades que faziam antes. Depois, elas passam a verbalizar, falar que não deveria existir, que têm vontade de morrer e passam a ter desejos suicidas.

“Muitas vezes, as causas das crises de ansiedade e de depressão são mais intensas no meio familiar. Muitos fatores contribuem para que pessoas tenham esses sintomas, de forma que correspondem 40% geneticamente e 60% do ambiente em que se vivem. É importante frisar que essas pessoas, dificilmente, se curam em um lugar que é causador desses sintomas”.

Para o psicólogo Rafael Lúcio da Silva, o Cras Morar Melhor é um ponto de referência para atendimentos de pessoas que apresentam indícios de ansiedade e depressão. Ele reforçou que as pessoas precisam buscar ajuda para cuidar da saúde emocional, física e mental. “Além do CAPS, todas as unidades dos Cras oferecem atendimento qualificado com psicólogos e assistentes sociais que podem auxiliar essas pessoas”, lembrou.   

Programação

De acordo com a programação do CAPS, as ações seguem amanhã (15) no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e também na próxima quinta-feira (22), às 08h30, na sexta-feira (16) a Escola Estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, e no dia 25 de setembro, na Igreja Batista do bairro BNH, às 19h.

Entidades e empresas, que tenham interesse, podem solicitar a ação com a direção técnica do CAPS, por ofício enviado ao e-mail [email protected] ou pessoalmente. A equipe de profissionais está disponível neste mês de setembro. No Cras, os atendimentos ocorrem pelas unidades Morar Melhor, Jardim dos Migrantes, Roda Moinho e São Francisco.

A campanha Setembro Amarelo iniciou em 2015 no Brasil, mas o movimento começou nos Estados Unidos em 1994, com a morte do jovem americano Mike Emme, de 17 anos, que cometeu suicídio. Por ele ter restaurado um automóvel Mustang 68 com a cor amarela, ficou conhecido como "Mustang Mike". Assim, o dia 10 de setembro tornou-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com referência da cor do carro.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook