Simulação de acidente chama atenção para cuidados no trânsito

Encenação mostra atuação do SAMU no atendimento às ocorrências reais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 29 de maio de 2021 às 10:40
Simulação de acidente chama atenção para cuidados no trânsito

A simulação avalia o tempo de resposta a partir do chamado recebido pelo SAMUA simulação avalia o tempo de resposta a partir do chamado recebido pelo SAMU

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participaram, na manhã desta sexta-feira (28), de uma simulação de acidente de trânsito. A encenação marcou a abertura da “Campanha Municipal de Prevenção à Acidentes de Trânsito”, que a Prefeitura de Porto Velho realiza para conscientizar sobre os cuidados que se deve ter ao trafegar pelas ruas e estradas.

A simulação aconteceu no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro com a avenida Mamoré, próximo à Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste (UPA Leste). A escolha do local para realizar a demonstração não foi aleatória. Teve como base os dados apurados pelo novo sistema de regulação lançado recentemente pelo SAMU, que mapeia as ocorrências atendidas em tempo real, e aponta com estatísticas os locais onde ocorrem os maiores casos de acidente.

“Essa ferramenta nos possibilita criar campanhas para sensibilizar a população sobre prevenção de acidentes. São ocorrências que lotam o Pronto Socorro João Paulo II e as UPAs”, explica Raymison Correia, assessor técnico do SAMU.

A simulação aconteceu no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro com  MamoréA simulação aconteceu no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro com Mamoré

A simulação do acidente além de sensibilizar a população, tem como objetivo avaliar o tempo de resposta a partir do chamado recebido pela equipe do SAMU. É o período entre o pedido de socorro até a chegada da equipe no local de ocorrência e execução dos procedimentos de atendimento.

Morador da região onde aconteceu a simulação do acidente, o ciclista Reginaldo Pereira Xavier, achou que era um acidente real e parou para observar os profissionais do SAMU fazendo os primeiros atendimentos aos personagens da experiência. Ele elogiou a iniciativa.

“Essa simulação é importante para as pessoas saberem como acontece o atendimento. Nós, ciclistas e pedestres, estamos sob risco. A simulação ajuda a compreender o que acontece quando há um acidente”, disse o morador.

O Detran participou da simulação fazendo apoio logístico com agentes de fiscalização e de educação de trânsito, promovendo a segurança e orientando o fluxo durante o teste.

“Os acidentes ocorrem devido ao comportamento dos condutores. Muitos cometem equívocos ou desrespeitam a sinalização. Nossa orientação é para que os condutores tomem cuidado, aguardem a vez. O importante é voltar bem e com segurança para a família que os espera em casa”, diz o agente de trânsito do Detran Isaac Barbosa.

VÍDEO:

SAMU - Simulação de acidente de trânsito

Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook