Simulação de incêndio no Fórum Geral: exercício movimentou a Avenida Pinheiro Machado, na capital
Os elevadores do Fórum Geral foram desligados às 12h15. Enquanto isso, no terceiro andar do prédio, os bombeiros ligaram o equipamento de fumaça, para que os alarmes fossem acionados automaticamente
Quem passou pela Av. Pinheiro Machado, às 12h30 de terça-feira, dia 13 de setembro, não conseguiu chegar ao Fórum Geral de carro, pois a via foi interditada para o exercício proposto pela Assessoria dos Bombeiros do Poder Judiciário de Rondônia. A simulação de incêndio e abandono do prédio é uma prática importante para treinar brigadistas, servidores(as), magistrados(as) e o público em geral, assim como o próprio Corpo de Bombeiros que é acionado para atender ao chamado de sinistro. “A simulação é fundamental para evitar o pânico numa situação real de emergência. Todos precisam saber o que fazer, com segurança e eficiência”, explicou o coronel Andrade Júnior, que comandou a operação.
Os elevadores do Fórum Geral foram desligados às 12h15. Enquanto isso, no terceiro andar do prédio, os bombeiros ligaram o equipamento de fumaça, para que os alarmes fossem acionados automaticamente. Os brigadistas comunicaram os bombeiros, orientaram as pessoas a descer pelas escadas (isoladas com porta corta fogo) e ainda simularam o combate ao fogo, utilizando o hidrante e a mangueira instalados nos corredores dos prédios.
No nono andar, um grupo simulou estar preso em uma sala. O resgate logo chegou por meio da escada Magirus. Os bombeiros chegaram ao Fórum Geral dez minutos após o chamado, o que é considerado um ótimo tempo de resposta. Quando as viaturas chegaram, o prédio já havia sido evacuado.
Outro equipamento utilizado no treino foi o elevador da escada Magirus, que permite o resgate mais ágil das vítimas. O treinamento incluiu a simulação de resgate em maca até a ambulância, feito pelos próprios brigadistas. “A gente não quer que nada aconteça, mas se ocorrer alguma coisa já estamos preparados. A simulação ajuda a criar uma cultura de prevenção”, disse a brigadista Jéssica Rufino.
Para o administrador do Fórum Geral, Gilson da Silva, o procedimento garante segurança a todos, por isso parabenizou o bom desempenho durante o exercício.
A ação foi bem avaliada pelo coronel Andrade Júnior, que destacou o papel dos brigadistas tanto no abandono do prédio quanto no resgate das vítimas. “O exercício é importante para condicionar as pessoas numa situação de emergência para que saibam como proceder, sem maiores danos”, destacou.
Novos professores federais de Rondônia são enquadrados no EBTT
Logo no primeiro contracheque enquadrado no EBTT, os/as servidores/as podem requerer o Regime de Dedicação Exclusiva e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
Na Inglaterra, homem usa datas de aniversário da família e ganha R$ 500 mil na loteria
Daniel Young, de 72 anos, ficou chocado e surpreso com resultado
Prescrição ocorrida após a coexistência de dívidas não impede a compensação, define Terceira Turma
O entendimento foi estabelecido em recurso originado de embargos à execução opostos por dois clientes contra o fundo de pensão responsável por financiar a compra de um imóvel
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook