Sindicato denuncia ‘maquiagem’ de uma suposta superintendência do Banco do Brasil em Rondônia
Ou seja, a superintendência estadual foi extinta, mantendo-se apenas a regional que já havia. Na prática é apenas um escritório regional subordinado à Manaus
No Comunicado Interno divulgado na segunda quinzena de julho último, no tópico intitulado "Adequação de dependência", o Banco do Brasil informa sobre "Superintendências (Redimensionamento e criação de Novas)" onde prevê claramente o fechamento de superintendências em vários estados, incluindo Rondônia. No documento interno, anexo, consta que será criada a "Super Varejo Norte I (sede em Manaus) - unifica a Super Norte III (AC e RO) e a Super Norte I (AM e RR)".
Portanto, este Comunicado desmente as versões recentes do Banco do Brasil, divulgadas nos últimos dias, de que a Superintendência não teria sido extinta. O Banco fez todas as mudanças sem alarde e não comunicou nada às autoridades do Estado. Entretanto, após denúncia do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), houve intensa cobrança dos deputados estaduais, do governo do Estado e, principalmente, da bancada federal, tendo o Banco divulgado às pressas a versão de que não teria havido qualquer mudança.
Para demonstrar que a versão do Banco sobre a suposta permanência da Superintendência não corresponde aos fatos, o SEEB-RO informa que a equipe da extinta superintendência tinha um superintendente estadual e dois gerentes regionais, um para Rondônia e outro para o Acre. Com a mudança foi extinta a superintendência estadual de Rondônia, que abrangia Rondônia e Acre, ficando apenas a regional, subordinada a Manaus, portanto, com status muito inferior à situação anterior.
Para se ter uma idéia da dimensão da mudança houve uma redução de 20 funcionários para apenas 8 e o antigo superintendente estadual foi transferido, “assumindo” em seu lugar o superintendente comercial, que já existia e ficava em Ji - Paraná, só que agora subordinado a Manaus. Ou seja, a superintendência estadual foi extinta, mantendo-se apenas a regional que já havia. Na prática é apenas um escritório regional subordinado à Manaus.
Recentemente o antigo superintendente Gustavo Arruda, que já foi transferido, disse ao governador Marcos Rocha que ‘‘O Banco fez uma remodelagem interna e ratificamos que a superintendência continua no mesmo lugar e que o Banco do Brasil continua sendo um grande parceiro do Estado’’. Entretanto, para o SEEB-RO tal remodelagem é apenas uma maquiagem e a estrutura que sobrou após reestruturação é muito menor, com menos poder e está subordinada à Superintendência de Manaus, conforme Comunicado interno do próprio banco.
Para o Sindicato, o Banco do Brasil, em uma atitude desrespeitosa com a população de Rondônia, não informou previamente qualquer mudança e após a denúncia da extinção da superintendência estadual tenta ludibriar as autoridades do Estado, deixando a placa de superintendência no mesmo local, mas levando embora mais da metade da equipe, incluindo o próprio superintendente.
“O prejuízo para o desenvolvimento do Estado, que tem a 5ª maior carteira de crédito da agricultura familiar do país, é evidente, pois a superintendência estadual tinha muito mais autonomia do que a superintendência regional. Agora o superintendente estadual é de Manaus e será responsável por quatro estados, Rondônia, Acre, Roraima e o Amazonas, o que dificultará novos investimentos em Rondônia”, ressalta José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.
Uso inadequado de reserva gera condenação de 1,3 milhão de indenização
O dinheiro da indenização, com as devidas correções monetárias e de juros, será revertido ao Fundo Estadual do Meio Ambiente “em decorrência dos danos ambientais causados” pela apelante (Nadir)
Justiça do Trabalho atende comunidades isoladas na fronteira peruana
Para cumprir a missão, os servidores ainda fazem uso de canoas para transpor rios como o Juruá, em Marechal Thaumaturgo, ou carro de boi para chegar até os prédios cedidos pelo Poder Público para os atendimentos
Programa de turismo beneficiará servidor público com descontos
Em outubro, no mês que comemora-se o dia do servidor, será o lançamento oficial com total disponibilidade ao servidor público
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook