Sindicatos Unificados discutem sobre a Reforma da Previdência Estadual

Assim como na última reunião, o Sintero, esteve representado pela presidente Lionilda Simão

Assessoria
Publicada em 11 de janeiro de 2020 às 11:29
Sindicatos Unificados discutem sobre a Reforma da Previdência Estadual

Os sindicatos unificados se reuniram pela segunda vez nesta sexta-feira (10/01), na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), para tratar sobre a Reforma da Previdência Estadual. Anteriormente, no dia (08/01), os sindicatos já haviam se reunido para avaliar a Minutada da proposta de Reforma da Previdência Estadual, que havia sido discutida pelo Conselho Superior do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon).

Assim como na última reunião, o Sintero, esteve representado pela presidente Lionilda Simão, que fez um discurso pautado na necessidade de que todas as centrais sindicais devem agir em conjunto para que os objetivos sejam alcançados e que a classe trabalhadora não sofra com a retirada de direitos. 

Os demais representantes sindicais presentes também discutiram sobre os principais pontos da Reforma da Previdência que causam preocupação e que caso sejam aprovados irão dificultar cada vez mais o acesso à aposentadoria.

Após discussão, foi construído um ofício com assinatura de todos os representantes sindicais, solicitado uma audiência com o Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL) e com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), com o objetivo de pressionar as representações políticas do Estado a não votar nenhum Projeto de Lei sobre a Reforma da Previdência até que seja feita uma ampla discussão com a sociedade.

Destaca-se que em 2019, foi aprovada a Reforma da Previdência em âmbito federal pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Entre as mudanças, houve aumento da idade mínima e tempo de contribuição, aumento da alíquota de contribuição, mudança no cálculo do benefício e regras de transição com pagamento de pedágio.

Para a presidente do Sintero, Lionilda Simão, é de suma importância que cada representante sindical faça articulação em sua respectiva base, tendo em vista os impactos causados com tais mudanças na previdência.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook