Sintero protocola Plano de Valorização dos Trabalhadores em Educação na Seduc

Entre os principais itens do documento, destaca-se a instituição do Piso Salarial dos Técnicos Educacionais

Assessoria
Publicada em 11 de janeiro de 2020 às 11:26
Sintero protocola Plano de Valorização dos Trabalhadores em Educação na Seduc

Os diretores da Executiva do Sintero protocolaram através do ofício nº002/2020 nesta sexta-feira (10/01), o Plano de Valorização dos Trabalhadores em Educação do triênio 2018-2019-2020 na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

O Plano foi elaborado a partir das principais reivindicações da categoria, discutido e aprovado durante assembleias em todas as Regionais do Sintero pelos trabalhadores em educação.

Entre os principais itens do documento, destaca-se a instituição do Piso Salarial dos Técnicos Educacionais. Esse item tem sido uma demanda recorrente do Sintero em todas as reuniões com o atual secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, mas que ainda não foi atendida. Enquanto isso, os técnicos educacionais de Rondônia continuam sofrendo com salários defasados e com a desvalorização profissional.

Outro item destacado é a luta pela transposição dos servidores de Rondônia, que segue tramitando de forma lenta. O Sintero solicita envolvimento do Poder Executivo para que a reivindicação seja atendida de forma efetiva, uma vez que com a Transposição de servidores para o quadro da União será ocasionada uma economia na folha financeira da administração estadual.

Além dos itens aprovados em assembleias, a Direção do Sintero acrescentou 3 novos itens, tendo em vista o atual cenário político do Brasil, que são eles:

11 - Garantir a manutenção do regime Previdenciário atual do Estado de Rondônia, considerando que os percentuais de contribuição já foram atualizados nos termos da Lei Complementar nº927, de 04 de janeiro de 2017, que deu nova redação aos artigos 3º, 3º-A, 4º, 5º, 6º e 6º-A, da Lei Complementar nº524, de 28 de setembro de 2009, e ao inciso II, do artigo 2º, da Lei nº3.270, de 5 de dezembro de 2013, que definiu a contribuição previdenciária dos servidores públicos estaduais nos seguintes percentuais: a) 11,5% em 2017; b) 12,5% em 2018 e c) 13,5% em 2019.

12 - Garantir a atualização do Piso em conformidade com a Lei 11.738/2008 e com base na Lei Estadual 4.248/2018.

13 - Encampar a luta nacional pelo Fundeb Permanente e com mais recursos para a educação

No ofício, a Direção do Sintero solicita uma audiência com o secretário de Estado da Educação ainda no mês de janeiro de 2020, para tratar sobre a pauta dos trabalhadores em educação.

“Esperamos que o secretário atenda nossa solicitação de audiência e agende uma reunião o mais rápido possível”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Professor 12/01/2020

    Será que os técnicos vão às reuniões ou fazem greve quando os professores estão levando lambada nas greves da vida? E o que falar de supervisores que nunca vão às greves, ainda criticam os professores que levam lambada quando saem às ruas, e por ironia do destinas passam a receber a gratificação de 620 reais, sem estar em contato direto com os "abençoados" super protegidos pelo ECA, enquanto se um professor tiver 31 aulas já não recebem a dita gratificação? Está na hora de o SINTERO se preocupar em estender a gratificação por proporção ao número de aulas, assim não prejudicaria em 100 por cento os professores que não têm como recebe-la só porque não somou as 32 aulas.

  • 2
    image
    Carlson Lima 11/01/2020

    Até dezembro de 2020 se resolve essa falta de compromisso do governo e do sindicato com os servidores da educação.

  • 3
    image
    Silvio 11/01/2020

    Tomara q alguem vê algo com urgencia pra os tec. Educacionais o nosso salario muito defasado ganhando mesmos que qualquer rapaz q entra em um supermercado pra trabalhar. Vergonhoso isso. Tenho 33 anos de trabalho e um salario de miseria

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook