Sintero reúne-se com presidente da Comissão de Transposição em Brasília
O Sintero discutiu sobre diversas demandas, entre elas, a situação dos “professores leigos”
O Sintero, representado pela presidenta Lionilda Simão e o secretário de Assuntos Federais, Nereu Klosinski, esteve em reunião no dia 22/03 com o presidente da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT), João Cândido de Arruda Falcão, para discutir sobre as pendências de processos dos profissionais da educação de Rondônia. Também participaram na reunião a ex-senadora Fátima Cleide, membro do Governo Federal, e Claudir Mata Magalhães, secretária Executiva da CNTE.
O Sintero discutiu sobre diversas demandas, entre elas, a situação dos “professores leigos”. Embora haja um Parecer que abriu espaço para a Transposição desses profissionais, ainda há uma exigência que é difícil de ser resolvida, sendo ela, a solicitação do certificado de conclusão da 8ª série da época em que foi contratado, visto que são poucos os profissionais que possuem tal documento. No entendimento do Sintero não é necessária a comprovação desta documentação, uma vez que a Lei 5692/1971 amparava a contração dos/a servidores/as e dispensava a exigência desse grau de escolaridade para todos os casos. Após ouvir a argumentação do Sintero, o presidente se comprometeu em analisar a situação e dar retorno o quanto antes.
O presidente da CEEXT garantiu que serão estabelecidas novas metas de trabalho na Comissão e estas serão pautadas na ampliação do número de processos analisados e deferidos. Além disso, será levado em consideração as prioridades garantidas na legislação vigente, como é o caso do Estatuto do Idoso.
O Sintero também está mantendo diálogo com o Decipex para que a implantação em folha de pagamento seja feita assim que os processos sejam publicados em Portaria.
O Sintero também reivindicou a implantação da gratificação de pós-graduação (R.T) dos transpostos aposentados e daqueles transpostos nos cargos de N.A e N.I que tiveram seus salários reduzidos.
Outra demanda discutida na reunião foi o caso dos pedidos de enquadramento no EBTT que encontram-se pendentes. De acordo com João Cândido e Fátima Cleide todos os esforços estão sendo tomados para agilizar a análise dos processos.
“Quanto às demais reivindicações do Sintero, como é o caso da revisão de enquadramento dos técnicos transpostos como N.A e outras pendências, estas serão discutidas com o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, em uma audiência solicitada pelo Sintero”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.
PGJ recebe visita de Ex-Conselheiro do CNMP e de integrantes do MPT que buscam parceria institucional
Um dos principais assuntos tratados durante a reunião institucional foi a interiorização do atendimento do Ministério Público do Trabalho, de modo que os municípios tenham acesso à prestação do serviço por meios telemáticos
Grupo de Combate ao Crime Organizado do MP prende comerciante acusado de matar universitário da UNIR
Desde de outubro de 2022 o GAECO estava diligenciando para localizar o comerciante de 21 anos, que foi encontrado e preso nesta quinta-feira (23/03)
Dia de Campo apresenta Cacau como alternativa para recuperação de áreas
A ação aconteceu no Sítio Santa Izabel, do produtor rural Gervásio Passareli na Linha 632 km 15
Comentários
agradeço pelo esforço da equipe em trabalhar em prol dos servidores transposto do Estado de Rondônia. mas queria mesmo e a revisão do enquadramento do NA para NI. Pela escolaridade que entreguei na época em 1983 eu tinha 8 série. acredito eu, que teria que estar enquadrado no NI E não no Na.
agradeço pelo esforço da equipe em trabalhar em prol dos servidores transposto do Estado de Rondônia. mas queria mesmo e a revisão do enquadramento do NA para NI. Pela escolaridade que entreguei na época em 1983 eu tinha 8 série. acredito eu, que teria que estar enquadrado no NI E não no Na.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook