Solenidade marca passagem de comando do 5ºBPM
A solenidade foi presidida pelo comandante da Policia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida
Tons de gratidão, elogios e desfile militar marcaram a passagem de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar, O Guardião da Leste. A solenidade aconteceu na manhã de sexta-feira, 27 de agosto, na sede do Batalhão Belmont. A solenidade foi presidida pelo comandante da Policia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, em que o o major Pm Renato Acácio Canhoni Suffi entregou oficialmente o comando da 5ºBPM ao major PM Emanoel Lourenço do Nascimento. Participaram da solenidade o subcomandante -Geral da PMRO, coronel PM Plinio Sérgio Cavalcante, o comandante Regional de Policiamento – I coronel Drayton Florêncio da Silva, além de demais oficiais, praças e autoridades convidadas, contando também com a presença de membros da comunidade.
No período de um ano e seis meses, com o modelo de gestão e liderança participativa, o major Pm Renato Acácio Canhoni Suffi, atuou frente a ações preventivas e repressivas, em diferentes modalidades de policiamento na Zona Leste da Capital contando também com o apoio de parcerias público-privadas para a concretização dos diversos projetos que foram executados na Unidade.
O major PM Suffi destacou algum dos seus grandes feitos, sendo este a entrega da sede do Batalhão. " A sede era aguardada há 27 anos pelos integrantes do Batalhão, fizemos também o reaparelhamento de vários setores e salas, com recursos estabelecidos por meio de parceiros, dentre eles: empresas privadas , órgãos e entidades como Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e Assembleia Legislativa do Estado", explicou.
Conforme explicou o major PM Suffi, as parcerias permitiram não somente a concretização do sonho da sede definitiva, mas também a entrega das novas instalações do Quartel de Candeias do Jamari, da reativação da GTAM - Grupo Tático em Ações Motociclísticas, além de projetos como a Polícia Mirim no município de Itapuã do Oeste e a criação do programa de valorização ao veterano, como forma de agradecimento aos policiais que cumpriram sua missão.
As palavras de gratidão e honra em ter pertencido ao 5º BPM regaram parte do discurso de agradecimento do major PM Suffi que enalteceu a tropa dedicada e motivada, que diuturnamente atende uma grande área composta pela zona leste da capital além dos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e o distrito de Triunfo. Destacou também que ao tornar-se o 17º comandante do 5º BPM, o batalhão ocupava algumas salas na Unisp Leste, e ao longo do curso de sua gestão foi possível envolver não somente a tropa no projeto, como também diversos parceiros, sendo ao final de sua gestão, ser possível devolver o orgulho de possuir e estar em uma casa na Zona Leste da Capital, destacando em suas palavras: “eu não sei fazer tudo sozinho, o que importa é a parceria, não o ‘eu’ e sim o ‘nós’, finalizou.
O comandante-geral da PMRO, coronel PM Almeida, relatou quanto a troca de comando e a importância para evolução do policial militar na carreira. "A troca de comando é necessária, e faz parte do sábio regulamento, que permite que haja uma renovação, sendo esta a forma adotada pela Corporação para que os demais oficiais tenham a oportunidade de desenvolverem seus trabalhos à frente de uma unidade, tendo a grata, singular e ímpar oportunidade de coroar sua carreira, buscando uma visão ampliada sobre a atividade policial executada nas ruas, colocando em prática a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da carreira, sempre visando o engrandecimento da Instituição – (PMRO)", disse o coronel PM Almieda. Ele desejou boa sorte ao Major PM Lourenço em sua nova missão e um bom trabalho ao novo comandante do 5ºBPM e aos seus comandados.
O novo Comandante do 5º BPM
O major PM Emanoel Lourenço do Nascimento, filho de Antônio Pereira do Nascimento e Maria Júlia do Nascimento, natural de Recife-PE, tem 38 anos, casado com a Sra. Caroline Lourenço há 16 anos, pai de duas meninas: Letícia de 10 anos e Lorena de 1 ano, ingressou como militar estadual no ano de 2006 como Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, e no ano de 2009 iniciou o Curso de Formação de Oficiais – CFO, na Turma “Destemidos Pioneiros”, 1ª turma de oficiais formada integralmente no Estado de Rondônia, sendo declarado Aspirante a Oficial em dezembro de 2011, ocasião em que iniciou a sua carreira no oficialato da PMRO servindo no 5º BPM – Batalhão Belmont, a promoção ao seu atual posto de Major se deu em 25 de dezembro de 2020.
Ficha individual
Formação civil: Bacharel em Segurança Pública pela UNIR (2009-2011); Bacharel em Direito pela FARO (2011 a 2016); Pós Graduação em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UNIR (2015-2016); Pós Graduação - MBA em Planejamento Estratégico no setor Público pelo IFRO (2018-2019); Pós Graduação em Docência no Ensino Superior pela FARO (2019-2020).
Formação militar: Curso de Formação de Bombeiro Militar – CBMRO (2006); Curso de Formação de Oficiais – PMRO (2009-2011); Curso de Gestão em Sistema de Comando de Operações – CBMRO (2011); Curso de Técnicas Policiais em dupla – Nível multiplicador - PMRO (2012); Curso de Local de Crime para profissionais de Segurança Pública – Nível Multiplicador - SENASP (2013); Capacitação em patrulhamento escolar – PMRO (2013); Curso de condutor e tripulante de embarcação oficial – Marinha do Brasil (2014); Capacitação de professor conteúdista na modalidade à distância – PMRO (2015); Curso de Negociação Policial em ocorrências de altíssima complexidade – BOPE/PMRO (2019); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO (2020).
Na solenidade também houve a promoção do sargento PM Gusmão para a reserva remunerada, com homenagens pela trajetória durante o tempo de serviço na Polícia Militar. Familiares e amigos participaram da solenidade de homenagem.
Fonte: P5 do 5ºBPM -SD PM Steffen
Edição: Dcoms - SD PM Renata
Fotos: SGT PM Raicinaluz
Em Vilhena/RO, PRF apreende uma pistola 9mm
Armamento era transportado sem autorização legal
Casa Militar entrega medalhas de mérito a personalidades civis e militares de Rondônia
A medalha de “Mérito Casa Militar” é destinada a reconhecer os relevantes trabalhos prestados por personalidades, instituições civis e militares em prol da Casa Militar
PF prende suspeitos com 400 litros de gasolina contrabandeada da Bolívia
A equipe durante algum tempo vinha monitorando a movimentação de transeuntes que dirigiam-se ao imóvel para abastecer seus veículos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook