Soltura dos quelônios é realizada no Parque Estadual Corumbiara em Rondônia
O Projeto Estadual realizou a soltura de aproximadamente 100 mil filhotes de tartarugas da Amazônia nas baías do rio Guaporé existente no Parque Corumbiara, em Cerejeiras
Aproximadamente 1000 filhotes de quelônios foram soltos nas baías do rio Guaporé, no Parque Estadual de Corumbiara
Visando promover a conservação dos quelônios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam promoveu a soltura de aproximadamente 100 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara, em Cerejeiras. O trabalho conduzido pela Coordenadoria de Unidades de Conservação – Cuc tem como proposta garantir a preservação da espécie. A atividade é o final de quatro meses de trabalho de monitores que acompanham a reprodução das espécies – da desova à soltura dos filhotes.
O Projeto de Proteção e Manejo dos Quelônios da Amazônia – PQA, foi criado em 1979 pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF, e em 1990 passou por uma reformulação, sendo de responsabilidade do Centro Nacional de Quelônios da Amazônia – Cenaqua. Implementado pelo Governo de Rondônia, no Parque Estadual, o projeto objetiva o repovoamento das espécies mais representativas da região e conscientizar a população sobre a importância da preservação, que nos últimos anos tem aumentado as áreas monitoradas e parceiros que apoiam as atividades, o que também tem resultado em mais quelônios soltos.
O governador Marcos Rocha enfatizou a importância do Estado, na preservação destas espécies de animais “Nosso foco é na preservação e proteção do meio ambiente, bem como realizar a conscientização das pessoas, pois as comunidades locais também conseguem proteger a natureza através das ações de conservação”, ressaltou o governador.
O Projeto realiza o monitoramento de cerca de 80 quilômetros de rios, demarcando os locais de desova e recolhendo os filhotes, assim que os ninhos eclodem. Para isso, existem berçários na região próxima à base do Parque Estadual Corumbiara; após esse período, os filhotes são soltos em áreas mais seguras.
Entre as atividades desenvolvidas pela Sedam está o manejo dos ninhos
Segundo o secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias, estas atividades realizadas pela Secretaria, tem sido um trabalho importantíssimo aumentar a taxa de sobrevivência dos quelônios. “Aproximadamente 100 mil tartaruguinhas foram soltas nas águas do rio, nossa equipe trabalhou durante todo o processo de reprodução para auxiliar a eclosão dos filhotes e soltura dos filhotes, é gratificante para nós, realizarmos este projeto, porque podemos ajudar na sobrevivência desses animais”, afirmou o secretário adjunto.
REPRODUÇÃO
As tartarugas encontradas no Parque Estadual, conhecidas como Podocnemis expansa são a maior espécie de quelônio de água doce da América do Sul, podendo chegar a um metro de comprimento e pesar até 75 quilos.
“Por meio deste manejo, esperamos aumentar a taxa de sobrevivência dos quelônios, que ao nascerem são frágeis e não conseguem se alimentar ou se proteger de outros animais silvestres. Então, nosso propósito é auxiliar as tartarugas para que aprendam a comer o que vão encontrar nos rios, quando forem soltas”, explicou o biólogo da Cuc, Diego Rudieli Scheffer. Após este período, os filhotes e adultos migram para as águas em busca de refúgio e alimentação.
Após a eclosão, geralmente no mês de novembro, a equipe da Sedam recolhe os filhotes dos ninhos e estes são depositados em tanques rede, por um período de dez a 30 dias, para que percam o odor característico, que atrai os predadores. Após esse período é realizada a soltura. Além da rotina do programa, a equipe da Sedam também realizou a conscientização sobre os cuidados que devem ser observados a fim de evitar impactos sobre os filhotes.
Para o gestor do Parque Estadual Corumbiara, Raimundo Dimas, “este trabalho é muito gratificante, a gente já vem realizando o projeto há aproximadamente 12 anos, e a cada ano vemos esta ação surtindo efeito à natureza. Com este objetivo nossa equipe realiza a proteção e o acompanhamento dos filhotes, cuja preocupação tem sido garantir a reposição dos estoques naturais de tartaruga, a partir do seu habitat”, explicou o gestor.
FGTS poderá ser usado para quitar até seis prestações da casa própria
Medida substituirá a atual, que previa até 12 parcelas
Novo limite de faturamento para MPE’s e MEI fica para 2024
Dessa forma, para facilitar a aprovação da proposta, parlamentares costuram um escalonamento do limite, levando o teto para empresas de pequeno porte a 6,4 milhões e o restante sendo negociado para valer apenas em 2024
Provas obtidas a partir do congelamento do conteúdo de contas da internet são anuladas
Com base na Constituição e no Marco Civil da Internet, o ministro Ricardo Lewandowski entendeu que o acesso aos dados depende de ordem judicial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook