STF aprimora ações de comunicação e busca interagir com novos públicos
Medidas implementadas no primeiro ano da gestão do ministro Fux visam aproximar a Corte de novos públicos e combater a desinformação e boatos sobre ministros e a instituição
Diferentes ações de comunicação foram implementadas no primeiro ano de gestão do ministro Luiz Fux na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) visando propagar as informações sobre a Corte em diferentes meios e alcançar novos públicos. As iniciativas abrangem a criação da política de comunicação do Tribunal, o lançamento do podcast “Supremo na semana”, a abertura de contas oficiais nas redes sociais TikTok, Instagram e Facebook, bem como o desenvolvimento da série “#VerdadesdoSTF”, para combater a desinformação envolvendo decisões da Corte e declarações de ministros.
Redes sociais
Em julho do ano passado, o STF inovou ao divulgar seu perfil no TikTok, uma das redes sociais mais populares no momento em todo o mundo. O STF já havia lançado, em novembro de 2020, contas oficiais em duas das maiores redes sociais da atualidade: Facebook e Instagram. A medida seguiu diretriz da gestão do ministro Luiz Fux de conduzir o Tribunal a ser uma Corte constitucional 100% digital, com ênfase nas inovações tecnológicas.
Assim como no Twitter, rede social em que o STF está desde 2009 e conta com mais de 2,3 milhões de seguidores, as páginas do Supremo no Facebook e no Instagram trazem informações sobre o dia a dia da Corte, com as notícias mais relevantes sobre decisões e julgamentos, serviços, campanhas institucionais, história, curiosidades, entre outras, abrindo um novo patamar no relacionamento com a sociedade.
O STF possui também conta no YouTube desde 2009, tendo sido a primeira Corte Suprema do mundo a ter um canal oficial nessa plataforma onde são disponibilizados vídeos das sessões plenárias, Turmas, audiências e eventos online, bem como transmitidos, em tempo real, os julgamentos colegiados e audiências públicas.
Podcast “Supremo na semana”
O Podcast “Supremo na semana” é um programa de áudio que, desde o dia 12/6, apresenta destaques das decisões individuais e coletivas da Corte, além de contar as principais novidades sobre a atuação do Tribunal. Os episódios, que vão ao ar aos sábados, são finalizados com entrevistas curtas de três perguntas dirigidas a alguma autoridade, jurista ou personalidade vinculados ao Supremo, e podem ser acessados pelo Spotify, pelo site ou pelas redes sociais do STF.
Combate à desinformação
No mês de agosto, o STF instituiu o Programa de Combate à Desinformação, que, a partir de estratégias proporcionais e democráticas, tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas odiosas à imagem e à credibilidade da instituição, de seus membros e do Poder Judiciário. Um dos focos do programa envolve a capacitação de profissionais da Corte, entre servidores, colaboradores e jornalistas, na identificação de práticas de desinformação e discursos de ódio e as formas de atuação para combatê-las. Também haverá possibilidade de parcerias, mediante acordos de cooperação técnica, com instituições públicas e privadas, entidades e empresas com atuação no ramo.
#VerdadesdoSTF
A contestação de notícias falsas é realizada pelo Supremo desde o início do ano, quando a Corte lançou a série “#VerdadesdoSTF”. O Tribunal já desmentiu boatos acerca de importantes decisões, como a afirmação falsa de que a Suprema Corte proibiu o governo federal de atuar no enfrentamento da covid-19, e sempre reitera o alerta para a importância da verificação de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de fake news com o nome de autoridades ou da instituição. A série é publicada no Portal do STF e nas redes sociais do Tribunal.
Política de Comunicação do STF
Ainda neste primeiro ano de gestão do ministro Luiz Fux entrou em vigor a Política de Comunicação Social do STF, que tem o objetivo de aprimorar a transparência, a eficiência e a prestação dos serviços prestados à sociedade pela Suprema Corte, com o compromisso de primar pelo aspecto coletivo e interesse público dos conteúdos nos diferentes meios de comunicação oficiais. Voltada para os públicos externo e interno, a nova política integra a missão e o Planejamento Estratégico da Corte, ressaltando o respeito à Constituição e às leis, a fim de divulgar, de forma clara, didática e acessível, as decisões e os julgamentos do STF, bem como os serviços mantidos pelo Tribunal à disposição do cidadão.
Redução de vinculação de emendas parlamentares em Rondônia é inconstitucional, decide STF
O dispositivo da Constituição estadual destinava apenas 25% dos recursos para ações e serviços públicos de saúde e educação, enquanto na Constituição Federal esse percentual é de 50%
Todos cumprem o seu papel, mas a população vai continuar sem o seu novo pronto socorro
As reuniões continuam, na tentativa de se encontrar soluções. Dessa forma, todos cumprem o seu papel. Mas a população continua sem seu hospital. E assim vamos em frente!
Atleta do Talentos do Futuro participa do Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica em Aracaju
Ginasta tem o apoio da Prefeitura de Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook