STF determina que senador Ivo Cassol cumpra pena de imediato

Após sete anos de tramitação, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (20) que a ação penal contra o senador Ivo Cassol (PP-PR) está definitivamente encerrada, selando a condenação do político por fraude em licitação.

Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil
Publicada em 20 de junho de 2018 às 09:45
STF determina que senador Ivo Cassol cumpra pena de imediato

Após sete anos de tramitação, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (20) que a ação penal contra o senador Ivo Cassol (PP-RO) está definitivamente encerrada, selando a condenação do político por fraude em licitação. Com isso, foi determinado o cumprimento imediato da pena de 4 anos em regime aberto.

O Supremo condenou o parlamentar, com base no voto da relatora Cármen Lúcia, em 2013. Na ocasião, ele se tornou o primeiro senador a ser condenado pela Justiça desde a Constituição de 1988. A aplicação da pena, entretanto, foi sendo postergada devido à demora em julgar o recurso de Cassol.

Em dezembro do ano passado, o plenário acatou um dos recursos do senador e reduziu sua pena de 4 anos e 8 meses em regime semiaberto para 4 anos em regime aberto, mais o pagamento de multa. A pena, entretanto, foi convertida em prestação de serviços comunitários, o que significa que ele não será preso. O tipo de serviço a ser prestado ainda não foi definido.

Cassol e mais dois réus – Salomão da Silveira e Erodi Matt – foram condenados pelo crime de fraude em licitação por fatos ocorridos na época em que ele era prefeito de Rolim de Moura, em Rondônia, entre 1998 e 2002. Segundo denúncia do Ministério Público, o esquema criminoso consistia no fracionamento ilegal de licitação em obras e serviços.

Comentários

  • 1
    image
    Joao roberto 20/06/2018

    Se o stf tivesse condenado o ze ninguem a 4 anos e 8 meses de caceia tava ferrado e preso, mas o senhor ivo politico e empresario empurrou com a barriga e um montao de dinheiro que nunca sera preso e o stf a sevico de quem tem dinheiro, ou seja ivo nao foi condenado la no processo em que desmembrado so condenou expedito junior e cassol cont inuou governador e depois senador, a justica foi feito sk pra expedito jr e cassol se livrou isto e as leis do Brasil.

  • 2
    image
    sincero 20/06/2018

    JUSTIÇA. A JUSTIÇA TEM SER FEITA, TIRAR UM MONTÃO DE POLÍTICOS SUJOS NOS TRIBUNAIS QUE AÍ ESTÃO TENTANDO CONTINUAR ENGANANDO O POVO. QUEM PEGOU DINHEIRO DA SESAU, QUEM PEGOU DINHEIRO DO DER, QUE RECEBEU PROPINA DA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO, QUEM FEZ ALGO ERRADO NA FUNASA E OUTROS MAIS QUE AÍ ESTÃO ESCONDIDOS. É BOM FAZER UMA LIMPEZA GERAL TIRANDO ESSES POLÍTICOS SUJOS DO MEIO DO POVO.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook