STJ proíbe cobrança de anuidade de sociedades de advogados; OAB Rondônia isentou a taxa em 2017 por sugestão de Márcio Nogueira
Durante a gestão de Andrey Cavalcante, a taxa foi extinta, beneficiando toda a advocacia
Recentemente, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu a cobrança de anuidades das sociedades de advogados. Medida já adotada pela Seccional Rondônia da OAB desde 2017, por sugestão do presidente Márcio Nogueira, enquanto ocupava o cargo de secretário-geral na gestão do então presidente Andrey Cavalcante.
“A OABRO foi pioneira nessa decisão que beneficia a toda a advocacia. Durante a gestão do ex-presidente Andrey Cavalcante, quando eu atuava como secretário-geral, propus a extinção da taxa em questão, e essa proposta foi aprovada pelo conselho e, desde então, a OABRO não cobra mais para a anuidade de sociedades de advogados”, ressalta Márcio Nogueira.
A decisão do STJ
O ministro Gurgel de Faria, relator da matéria, assinalou que as sociedades são registradas na OAB com o objetivo de adquirir personalidade jurídica, permitindo-lhes realizar atos indispensáveis para suas finalidades, mas não atos privativos do advogado.
“Infere-se da lei Federal a clara diferença entre o registro, que confere personalidade jurídica à sociedade de advogados, e a inscrição, que habilita o advogado e o estagiário pessoas físicas à prática de atividades privativas de advocacia. Motivo por que os conselhos seccionais da OAB carecem de competência legal para instituir e cobrar anuidade de escritórios de advocacia que não são inscritos, mas registrados na Ordem.”
ATUAÇÃO DA OAB RONDÔNIA
“Essa é uma medida que a OABRO vem entendendo que é acertada. É importante destacar que o compromisso de otimizar as cobranças voltadas para a advocacia não é algo novo. Estamos observando e analisando cada taxa para verificar se há necessidade dessa cobrança ou ela apenas onera, principalmente o jovem advogado, que se inserindo no mercado de trabalho”, afirma.
Outra taxa que deixou de ser cobrada pela OAB Rondônia, também por proposta do presidente Márcio Nogueira, enquanto ocupava o cargo de secretário-geral, foi a certidão negativa.
Mais recentemente, enquanto líder da advocacia rondoniense, Márcio Nogueira isentou a inscrição para estagiários e reduziu a anuidade para o valor simbólico. A taxa de inscrição de estagiários da entidade era de R$ 204,38. Já o valor da anuidade, que era correspondente a 50% da anuidade do advogado, foi reduzido para R$ 49,90.
Na atual gestão, também foi implementado o programa “OAB Facilita”, uma iniciativa que não apenas reduziu a anuidade, tornando-a mais acessível, mas também permitiu o pagamento em várias parcelas, sem afetar o limite do cartão de crédito dos profissionais.
O presidente da OABRO reforça que a instituição continuará trabalhando no aprimoramento e economia para a advocacia. “A proposta desta gestão é facilitar ainda mais a vida do profissional do direito, eliminando custos que já não se justificam. A OABRO reafirma seu compromisso em atender às necessidades da advocacia, sempre priorizando a simplificação e a eficiência.”
'Geração Emprego' oferece mais de 2.100 vagas de trabalho nesta semana em Rondônia
O serviço é uma iniciativa de fomento à empregabilidade, e com a inovação tecnológica, possibilita acessar as vagas de emprego disponíveis sem sair de casa
Parto sem medo: conheça 5 tipos de parto e suas vantagens para a saúde da mulher e do bebê
Apesar de salvar vidas quando indicada, a cesariana representa um risco maior de mortalidade materna ao ser feita sem necessidade
UNIR convoca para matrículas do PS Especial 2023 para vagas ociosas
As vagas disponíveis nos cursos da UNIR serão destinadas primeiramente para preenchimento por mudança de curso e por transferência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook