TCE-RO realiza sessão especial alusiva à posse do novo Conselheiro Jailson Viana

Realizada no auditório da sede do Tribunal, a sessão foi conduzida pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto e contou ainda com leitura do termo de posse e entrega da Medalha do Mérito de Contas ao novo conselheiro

Assessoria/TCE-RO
Publicada em 30 de janeiro de 2023 às 18:46
TCE-RO realiza sessão especial alusiva à posse do novo Conselheiro Jailson Viana

 Momento da sessão especial, realizada em alusão à posse do Conselheiro Jailson Viana

Evento realizado no auditório do Tribunal de Contas reuniu autoridades representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, além de familiares, amigos e servidores do TCE-RO

Com a presença de membros, servidores e representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na manhã da última sexta-feira (27/1), a sessão especial alusiva à posse do Conselheiro Jailson Viana de Almeida.

Momento da entrega da Medalha do Mérito de Contas pelo Conselheiro Edilson de Sousa ao Conselheiro Jailson Viana

Realizada no auditório da sede do Tribunal, a sessão foi conduzida pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto e contou ainda com leitura do termo de posse e entrega da Medalha do Mérito de Contas ao novo conselheiro.

Para assistir à sessão na íntegra basta clicar no link acima.

PRONUNCIAMENTOS

O Conselheiro Wilber Coimbra, incumbido de dar as boas-vindas ao Conselheiro Jailson Viana, destacou em seu discurso a envergadura jurídica e os conhecimentos em auditoria, além dos predicados morais e éticos evidenciados na vida pública e acadêmica do novo membro do TCE.

Também ressaltou que a vinda do Conselheiro Jailson Viana amplia o espaço para que o TCE seja, cada dia mais, reconhecido por sua legitimidade originária, vocação para servir o interesse público e, principalmente, o exercício da sua atividade finalística essencial, que é a justiça de contas.

O Conselheiro Wilber Coimbra, em seu discurso, destacou a envergadura jurídica e os conhecimentos do novo Conselheiro do TCE-RO, Jailson Viana

“A bancada do Nordeste neste Tribunal fica mais volumosa com a chegada de mais um maranhense”, disse numa referência aos membros do TCE oriundos daquela região: além do próprio Conselheiro Wilber e do Conselheiro Jailson, o Conselheiro Edilson é maranhense e o Conselheiro Francisco Carvalho, paraibano.

“Mas é aqui em Rondônia que nos encontramos e nos vocacionamos para bem servir o interesse público nessa terra de grandes oportunidades. Dou-lhe as boas-vindas e desejo que os seus dias no Tribunal possam avançar cada ano mais com as experiências que traz, compartilhando o que já tem para cumprirmos a nossa missão”, completou.

AGRADECIMENTO

O Conselheiro Jailson Viana em seu pronunciamento

Já o discurso do novo Conselheiro Jailson Viana foi pautado no agradecimento: aos familiares dele, aos amigos, às autoridades e todos aqueles que passaram por sua vida profissional ao longo de sua trajetória, em especial na administração pública.

Com mais de 27 anos de serviços prestados à gestão pública, ressaltou as oportunidades vividas em funções de governança que o possibilitaram entender que a razoabilidade, o diálogo, o contraditório e o respeito à diversidade de opiniões são a essência do regime democrático.

Também refletiu sobre o que considera o principal papel dos Tribunais de Contas: zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, subsidiados pelos princípios norteadores da Administração Pública. “É esta missão que faz com que as políticas públicas desenhadas no plano de governo atinjam a todos os cidadãos de forma eficaz, eficiente e efetiva”, afirmou.

Também frisou que não basta apenas a fiscalização, mas buscar sempre a dialeticidade com os jurisdicionados, seja orientando-os de forma preventiva ou capacitando-os. “Contudo, sem interferir na gestão do Executivo”, acentuou.

“Afirmo meu compromisso com a Constituição da República, com nossas leis infraconstitucionais e com o exercício das atividades do controle externo, a fim de sempre alcançar a eficácia, a eficiência e a efetividade nas políticas públicas em benefício da população do nosso Estado”, finalizou.

Autoridades, familiares, amigos e servidores do Tribunal prestigiaram a sessão especial na última sexta-feira

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O Bolsonarismo é grotesco

O Bolsonarismo é grotesco

Estou falando de uma cultura. De uma mentalidade. Não posso admitir que alguém saia na rua com suástica e que alguém faça discurso nazista e que ache que isso é liberdade de expressão, direito de opinião