Técnicas de Investigação para o Combate à Corrupção são pauta de evento com membros do MPRO
O evento, destinado, prioritariamente, aos Promotores de Justiça do MPRO, realizado no auditório da Instituição na Capital, teve em sua abertura oficial a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira
A Escola Superior do Ministério Público de Rondônia - ESMPRO, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Criminalidade - GAECRI e Núcleo de Apoio Eleitoral - NUAPE, promove hoje (6/7) e amanhã (7/7) o evento alusivo aos 40 anos de criação do Ministério Público do Estado de Rondônia sobre Técnica de Investigação para o Combate à Corrupção e Tutela do Patrimônio Público, a fim de possibilitar a integração dos membros da instituição e fomentar o compartilhamento de informações e intercâmbio de ideias.
O evento, destinado, prioritariamente, aos Promotores de Justiça do MPRO, realizado no auditório da Instituição na Capital, teve em sua abertura oficial a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O PGJ compôs a mesa juntamente com a Procuradora-Geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade; o Subprocurador-Geral Jurídico do MPRO, Eriberto Gomes Barroso; os Promotores de Justiça Héverton Alves de Aguiar, Marcelo Lima de Oliveira e Everson Pini.
Nas palavras dos membros, as boas-vindas a todos, os desejos de sucesso nessas quatro décadas da Instituição, o reconhecimento do papel eloquente e fundamental dos antecessores, que começaram a construção de um MP vanguardista, bem como o destaque aos atuais membros que seguem cimentando essa obra com uma visão de crescimento.
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, agradeceu a presença de todos, em especial da PGJ do ES, Luciana Andrade, destacando a força da mulher na liderança do MP brasileiro. Falou do desafio de promover reuniões simultâneas de quatro colegiados, a serem realizadas nesta quinta-feira. O chefe do MPRO desejou sucesso e bom aproveitamento de todos os eventos.
Na sequência, sob a moderação da Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl, do MPRO, ocorreu a primeira palestra com o tema "Investigação em Patrimônio Público: aspectos práticos", ministrada pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo do Patrimônio Público do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Fernando Martins Zaupa.
No segundo dia do encontro (7/7), o tema será “Colaboração Premiada: aspectos teóricos, práticos e questões controvertidas”, ministrado pelo Procurador da República e Membro Auxiliar na Assessoria Criminal do Procurador-Geral da República junto ao Superior Tribunal de Justiça Galtiênio da Cruz Paulino, tendo como moderador o Promotor de Justiça Pedro Colaneri Abi Eçab, do MPRO.
A segunda palestra vai ser do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e Membro Colaborador da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC/CNMP), Luciano Taques Chignone, que discorrerá sobre: “Como planejar e gerir melhor as investigações de ilícitos contra a Administração Pública: o Sistema de Apoio a Investigações (SAI)”. A palestra terá como moderador Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Anderson Batista de Oliveira.
A última palestra do evento será comandada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM/MPBA), Frank Ferrari, que vai abordar a questão: “Siga a despesa pública: o macroprocesso de execução orçamentária como fio condutor das investigações de ilícitos complexos de corrupção”, sob a mediação da Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Tâmera Padoin Marques Marin.
Para a administração superior do MPRO, as festividades dos 40 anos de fundação do Parquet rondoniense também servem para (re)pensar o presente e o futuro, já que, durante esse interstício de quatro décadas, a Instituição obteve uma série de conquistas para a sociedade, especialmente no combate à criminalidade e na defesa do patrimônio público, além da tutela coletiva, evidentemente.
Sendo assim, neste ano especial, nada mais justo que, de forma concomitante à comemoração, sejam difundidos conhecimentos com experts de outros Ministérios Públicos, agregando valor ao aprendizado e ao compartilhar de experiências como forma de beneficiar sobremaneira a atuação finalística dos membros da Instituição.
Nesse sentido, buscou-se trazer à evidência temáticas patentes à atuação ministerial, que desafiam diariamente a atividade-fim e reforçam a necessidade de atualização e cooperação entre os mais diversos ramos do Ministério Público.
Maior evento ciclístico da história acontece neste domingo, saiba como participar
4º Trail Ride é organizado pelo MTB Vilhena com apoio de diversas secretarias da Prefeitura de Vilhena
Recuperação de ruas avança pelos bairros
Mais de 20 quilômetros de vias não pavimentadas foram recuperadas no 2º distrito
R$ 3 bilhões: município fica em 1º no ranking estadual do interior no faturamento
Crescimento de quase 50% no faturamento das empresas locais de 2021 para 2022 é puxado pelo comércio
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook