Tecnologia do TJRO recebeu mais de 17 mil chamados durante o primeiro semestre de 2020

Tecnologia do TJRO recebeu mais de 17 mil chamados durante o primeiro semestre de 2020

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 11 de agosto de 2020 às 13:55
Tecnologia do TJRO recebeu mais de 17 mil chamados durante o primeiro semestre de 2020

A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação - Stic do Tribunal de Justiça de Rondônia contabilizou, no primeiro semestre deste ano, 17.416 chamados dos colaboradores do Poder Judiciário. A complexidade das demandas atendidas pela Stic varia conforme cada caso, assim como o tempo de realização do serviço solicitado. O TJRO é uma instituição de vanguarda neste setor, sendo, inclusive, reconhecido nacionalmente pelas tecnologias e inovações aplicadas para aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Os mais de 17 mil chamados recebidos pela Stic, de janeiro a junho de 2020, são solicitações de serviços que precisam ser analisados individualmente para garantir que servidores e magistrados possam utilizar sistemas, ferramentas e infraestrutura tecnológica no desempenho das suas atribuições.

Além dos chamados, que são registrados pelo sistema PorAqui, a Stic também gerencia e executa projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas, que podem demorar dias, semanas ou meses de trabalho. Nessa pandemia todos os esforços foram feitos para agilizar esse atendimento, para que a Justiça continuasse a responder à sociedade. Todos os projetos são documentados em protocolos no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, e as informações disponibilizadas no endereço https://www.tjro.jus.br/s-t-i-c/portfolio/stic-projetos .

Processo Judicial eletrônico criminal

Pjelogonova

Entre as entregas realizadas está a implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJe Criminal nos Juizados Especiais Criminais, iniciada no mês de fevereiro e concluída em junho. O sistema PJe Criminal foi implantado na Vara Criminal Genérica de Cacoal, escolhida como “vara piloto”, e o primeiro processo foi distribuído no dia 15 de junho de 2020. Desde então, as avaliação feitas pelos operadores do sistema são de que tem dado muito certo, sobretudo pela agilidade.

Acessibilidade e Analítica Web

Um assistente de Libras foi desenvolvido e implantado na parte superior direita do portal institucional do TJRO. Trata-se do sistema VLibras, que garante acessibilidade das informações a pessoas surdas. A ferramenta é gratuita e faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, podendo ser instalada em qualquer site ou no computador, além de tablets e smartphones.

A implementação da ferramenta Google Analytics no Portal Institucional do TJRO também fez parte das demandas da Stic. É um serviço de analítica Web, que utiliza “cookies”, para ajudar o aplicativo a analisar como os usuários o utilizam.

Desenvolvimento

Na área de desenvolvimento, no período de janeiro a junho, a Stic do TJRO destaca: o Painel de Monitoramento das Serventias Extrajudiciais; Painel Panorama de Cumprimento de Metas; sistema Peticionamento Eletrônico para enviar TCs para peticionamento no PJe; sistema Voto Eletrônico para utilização nas sessões do Tribunal Pleno do TJRO; Painel de Estatísticas Públicas, que possibilita a consulta estatística de processos judiciais;  Painel COVID-19, para mostrar os processos relacionados ao tema; página Carta de Serviços ao Cidadão, no Portal da Transparência do TJRO: https://www.tjro.jus.br/carta-de-servicos; página Sustentabilidade no Portal Institucional: https://www.tjro.jus.br/resp-transp-nucleo; Painel Produtividade Home Office, para os gestores acompanharem a produtividade de suas equipes; Painel das Metas Nacionais 2020, para acompanhamento das metas definidas pelo CNJ; Painel de Processos Distribuídos; Painel de Estatísticas das Serventias PG, para acompanhar a quantidade de processos do acervo do Primeiro Grau, Juizados e Turma Recursal; Painel Processos Paralisados, para monitorar processos que estão sem movimentação há algum tempo; migração para a nova versão do SEI; módulo no SIGA, para os gerentes de programas movimentarem o orçamento; Painel Produtividade SEI; Painel Produtividade Gabinetes, para monitoramento dos atos produzidos pelos gabinetes do primeiro grau, juizados e turma recursal.

A Secretária de Tecnologia de Informação e Comunicação, Ângela Carmen, calcula que “essas são apenas algumas das entregas realizadas no primeiro semestre deste ano, pois as atividades de manutenção dos sistemas e da infraestrutura de tecnologia são contínuas e desafiadoras, exigindo acompanhamento e inovação constantes dos colaboradores da Stic, contribuindo para o desempenho das atribuições que garantem à sociedade o efetivo acesso à Justiça ”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook