TED da OABRO celebra o 1º Termo de Ajustamento de Conduta em processo disciplinar
Por preencher os demais requisitos objetivos e voluntariamente aceitar o acordo, a 1ª turma disciplinar do TED/RO celebrou o TAC com o advogado
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia celebrou o 1º TAC – Termo de Ajustamento de Conduta em processo disciplinar no âmbito da seccional. No referido caso concreto, a conduta praticada pelo advogado é prevista com pena de censura. Por preencher os demais requisitos objetivos e voluntariamente aceitar o acordo, a 1ª turma disciplinar do TED/RO celebrou o TAC com o advogado.
No acordo, restou consignado que o advogado não irá mais praticar a conduta que levou à instauração do processo disciplinar, bem como não poderá incorrer em qualquer outra conduta ético disciplinar pelo período de três anos, prazo em que vigorará o TAC.
O termo funciona como uma suspensão condicional do processo, porém, se ficar comprovado que o profissional descumpriu o acordo, o mesmo será revogado e o processo disciplinar seguirá seu trâmite normalmente, sem prejuízo de instauração de novo processo disciplinar, inclusive, se houver comprovação de retorno à conduta infracional da profissão.
Vale lembrar que nos casos de infração ético-disciplinar punível com censura, é admissível a celebração de TAC, se o fato apurado não tiver gerado repercussão negativa à advocacia. Como exemplo, em processos disciplinares que tramitam no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Rondônia por publicidade irregular e infrações ético-disciplinares que preveem a pena de censura. Estes sim, poderão ser convertidos em TAC.
Com a recente regulamentação, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil passa a vigorar com o acréscimo dos artigos 47-A e 58-A, que tratam respectivamente da celebração de termo de ajustamento de conduta no âmbito dos Conselhos Seccionais e do Conselho Federal da OAB para fazer cessar a publicidade irregular praticada por advogados e estagiários.
O presidente da OABRO, Elton Assis, pontua que o TAC “permite uma solução alternativa ao processamento de uma representação ético-disciplinar, que além de constrangedora, geralmente atinge a jovem advocacia, que precisa muitas vezes de orientação e não punição”.
Vinícius Gordon, vice-presidente do TED e relator do processo, acrescenta que o TAC é também uma ferramenta de prevenção, com enorme potencial para inibir que tais práticas sejam cometidas, e de conciliação, para lidar de maneira mais eficiente com as situações em andamento, “além de ajudar a desafogar o TED e permitir uma ação mais rápida e eficiente da OAB principalmente em casos de publicidade/propaganda irregular”.
CLIQUE AQUI e confira a resolução que altera o Código de Ética e o Provimento, regulamentando o TAC, pelo Conselho Federal da OAB.
No âmbito da OAB/RO, o TAC foi regulamentado pela Resolução 006-2021/TED/OAB/RO, publicada no Diário da OAB de 02.07.2021. Para ler a Resolução, clique aqui:
Reforma da cozinha de hospital será feita como extensão das obras em andamento
Servidoras efetivas da unidade hospitalar comentam avanços no local nos últimos anos
Curso de Ingresso na Carreira do MPRO para novos Promotores de Justiça tem início nesta segunda-feira
A capacitação, que tem previsão de encerramento para 17 de agosto, busca promover uma ambientação às áreas de atuação, sistemas eletrônicos e estrutura administrativa do Ministério Público de Rondônia
Planos de saúde ganham mais de um milhão de beneficiários em um ano
Em maio, o setor de assistência médica totalizou 48.137.767 usuários
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook