Termina hoje prazo para apresentar contas do 1º turno
Falta de prestação das contas de campanha impede que candidatas e candidatos obtenham a quitação eleitoral
Termina nesta terça-feira, 1º de novembro, o prazo para que candidatas, candidatos e partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições 2022.
Até a manhã de segunda-feira, 31 de outubro, apenas 28,89% das contas de candidatas e candidatos e 2,63% das contas de partidos haviam sido enviadas à Justiça Eleitoral.
Os partidos que concorreram isoladamente, em coligação ou que integram federação devem encaminhar a prestação de contas final de forma individualizada, nos níveis municipal, regional e nacional.
Sanções
A falta de prestação das contas de campanha até o dia 1º de novembro – quando se completam 30 dias da realização da votação do primeiro turno – impede que as candidatas e candidatos obtenham a certidão de quitação eleitoral até o fim da legislatura. Os efeitos da restrição perduram após esse período até a efetiva apresentação das contas.
A ausência de informações sobre o recebimento de recursos financeiros será examinada de acordo com a quantidade e os valores envolvidos, na oportunidade do julgamento da prestação de contas finais, e pode levar à desaprovação.
Para os órgãos partidários, a sanção imediata pela não apresentação das contas é a perda do direito ao recebimento das cotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), enquanto durar a irregularidade. Também pode haver a suspensão do registro ou da anotação do órgão partidário, após decisão, com trânsito em julgado, precedida de processo regular que assegure ampla defesa.
Parlamentar faz avaliação do resultado das eleições para governador
Deputado Alan Queiroz afirma que momento é de reflexão e resultado de que estão no caminho certo
Presidente critica manifestações que prejudicam população
Bolsonaro agradeceu votos recebidos
Prefeito Hildon Chaves se filia ao União Brasil e se torna o 24° prefeito de RO a compor o partido
Legenda conta com mais de 20% das cadeiras da ALE-RO, metade das vagas na câmara federal, além do comando do Governo do Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook