Terror em Araçatuba escancara importância de sistemas de segurança integrados

Grupo Brako, de soluções tecnológicas customizadas, alerta que é imprescindível a atuação conjunta dos estabelecimentos bancários com os centros de controle das cidades

Assessoria
Publicada em 20 de setembro de 2021 às 14:40
Terror em Araçatuba escancara importância de sistemas de segurança integrados

O fim de agosto ficou marcado pelo terror em Araçatuba, no estado de São Paulo. Um grupo de 20 criminosos fortemente armados atacou três agências bancárias no centro da cidade na madrugada do dia 30.

Moradores foram feitos reféns e alguns chegaram a ser usados como “escudo humano”. Veículos foram incendiados para bloquear vias e atrapalhar a ação da polícia. Explosivos foram espalhados pela cidade para isolar as ruas do centro.

A ação terminou com três pessoas mortas - dois moradores e um criminoso -, cinco feridos e três suspeitos presos. Os bandidos também conseguiram levar dinheiro de duas agências bancárias atacadas.

A importância de um plano de ação conjunto

Empresa de soluções tecnológicas customizadas, o Grupo Brako explica que a implantação de soluções em segurança com a ausência da participação e envolvimento dos cidadãos resulta na ineficácia das iniciativas em cidades inseguras.

Desta forma, é imprescindível a necessidade da integração dos estabelecimentos bancários, que já investem milhões anualmente em segurança, com os centros de controle dos municípios.

No conceito de “cidades inteligentes”, a tecnologia é usada como aliada para resolver problemas que impactam diretamente a vida das pessoas.

No combate à violência, é essencial integrar de maneira sistêmica, com procedimentos claros e objetivos, as agências que atuam na cidade: Guarda Civil Municipal, Secretarias, Bombeiros, Serviço de Trânsito, Polícia Militar, Defesa Civil e SAMU.

A atuação isolada dessas instituições resulta em uma quantidade massiva de informações sem análise e tratamento adequados.

Soluções de uma cidade inteligente

Uma cidade inteligente pode atuar com os seguintes mecanismos para garantir a segurança dos moradores:

●    Centro Integrado de Comando e Controle;

●    Monitoramento em tempo real do tráfego;

●    Dispositivos e sensores inteligentes para serviços de sinalização, iluminação e equipamentos de incêndio, por exemplo;

●    Análise de vídeo inteligente para monitorar violação de áreas restritas e perímetro, controle de fluxo de pessoas e objetos e supervisão de filas e outros;

●    Monitoramento por reconhecimento facial;

●    Monitoramento por LPR - de leitura de placas de automóvel;

●    Rastreamento veicular e/ou pessoal.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook