TJ RO julga em definitivo inconstitucionalidade de lei que autorizava contratação de médicos formados no exterior sem o revalida
A presidente do Cremero, Dra. Ellen Santiago, ressaltou que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) verifica a capacidade técnica do profissional em sua formação, sendo vital para assegurar a qualidade da prestação do serviço médico no Brasil
No ano de 2021, durante a pandemia, o Governo do Estado de Rondônia sancionou a Lei Estadual nº 4988/2021, elaborada pela Assembleia Legislativa, que autorizava a contratação excepcional e temporária de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior sem a comprovação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), tendo como deferido seu pedido.
Na ocasião, o Ministério Público também entrou com a defesa de inconstitucionalidade. A Assembleia Legislativa recorreu da decisão, mas sem sucesso. Em dezembro de 2022, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia julgou procedente e em definitivo que a ação ao fundamento central da Lei Estadual nº 4988/2021, é inconstitucional.
A presidente do Cremero, Dra. Ellen Santiago, ressaltou que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) verifica a capacidade técnica do profissional em sua formação, sendo vital para assegurar a qualidade da prestação do serviço médico no Brasil. “Nada justifica a contratação de médicos sem a devida comprovação de sua formação. E mais uma vez defendemos que a falta de profissionais médicos no campo da assistência não está determinada pela formação em si, mas sim por remuneração atrativa e melhores condições de trabalho para os mesmos no nosso Estado”, acrescentou.
Em dois anos, mais de um milhão de doses de vacina foram aplicadas em Porto Velho
Apesar do número considerável, cerca de 60 mil pessoas não voltaram para completar o ciclo vacinal
SESI está com matrículas abertas em suas unidades de Rondônia
Para este ano letivo, os alunos veteranos e novatos que ingressarem no primeiro ano do Ensino Médio receberão notebooks, que conterão todo o conteúdo didático, sem a necessidade de apostilas
Inscrições para o concurso da Receita Federal terminam hoje às 16h
São oferecidas 699 vagas
Comentários
Sou um cidadão comum que aplaude a atitude das autoridades, em preservar a qualidade e consistência dos serviços médicos. Parabéns!!!
Os médicos cubanos não faziam o revalida e estavam no mais médicos. Sacanagem isso. As escolas de medicina no Brasil são uma máfia de arrecadar dinheiro. Vergonha. Tem que ter revalida pra todos, formados no exterior e aqui também, aí sim teremos justiça.
Tranquilo em fazer o revalida pros profissionais formados no exterior , será que se for feito o mesmo revalida aos profissionais formados no Brasil o resultado será bem surpreendente mais da metade não poderá exercer a profissão de médico.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook