Transferência de IPTU deverá ser feitas pelo eProc
Não é necessário o protocolo por parte dos adquirentes

A Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação (Semurfh) de Ji-Paraná informou que desde 21 de fevereiro os processos para transferência de responsabilidade tributária do IPTU, referentes a imóveis oriundos de loteadoras, devem ser protocolados pelas próprias empresas loteadoras. Não é necessário o protocolo por parte dos adquirentes.
De acordo com a Instrução Normativa nº 001/2025 da Semurfh, cada loteadora deverá abrir um único processo administrativo eletrônico no sistema eProc. Nela, ela enviará ofício contendo a relação de imóveis comercializados e os respectivos adquirentes, para transferência da responsabilidade tributária do IPTU.
Publicidade
Além do ofício, a empresa deverá anexar ao processo documentos como cópia do contrato de compra e venda, escritura pública ou outro instrumento jurídico que comprove a alienação do imóvel, e cópia do documento de identidade e CPF do adquirente (ou CNPJ, no caso de o lote for adquirido pessoa jurídica).
Cada loteadora será responsável por comunicar formalmente à pasta a emissão da autorização para escritura pública, assim que for constatada a quitação integral do lote pelo comprador. Elas terão prazo de 30 dias para informar à Semurfh, a partir do início das transações.
A responsabilidade pela veracidade e autenticidade das informações e documentos apresentados serão exclusivamente da loteadora requerente, sujeitando-se às sanções administrativas e legais em caso de irregularidades. Os pedidos de transferência serão analisados pela secretaria.
Unidade prisional aprimora reintegração social de reeducandos por meio da educação
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação é um dos pilares essenciais para a transformação social e a promoção da segurança pública
Ação itinerante leva atendimento de coleta de sangue nos dias 14 e 15
Entre os tipos sanguíneos com maior demanda, a entidade destaca o tipo O- (negativo), devido à sua importância como "doador universal", que pode ser transfundido para qualquer pessoa
STF decide pela perda de mandato do deputado federal Lebrão; ex-vereador cassado Rafael O Fera assume a vaga
No total a decisão do STF anula a eleição de sete deputados federais, incluindo o parlamentar de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook