TRT-14 libera mais de R$ 13 milhões para a aquisição de um helicóptero para os Bombeiros do Acre
O recurso é oriundo de uma ação civil pública em razão da contratação irregular de servidores
Em uma decisão importante do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) foi autorizada a liberação de mais de R$13 milhões de reais para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre. O valor já disponível na conta da instituição será usado para a compra de um helicóptero no sentido de garantir a eficiência e a segurança das operações e de atendimentos emergenciais, na salvaguarda de vidas e proteção ao patrimônio público e privado no estado do Acre.
O recurso para a aquisição da aeronave é em cumprimento de sentença, oriunda de uma Ação Civil Pública, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 28/2013, firmado entre o Estado do Acre e o Ministério Público do Trabalho.
A ação que garantiu a destinação deste investimento teve início em 2011, contra a Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), pela prática de crime de responsabilidade, por contratação irregular de servidores, ferindo o que estabelece no art. 37 da Constituição Federal.
A sentença foi proferida em dezembro de 2023, pelo juiz do Trabalho Substituto Bruno Henrique da Silva Oliveira, da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, no Acre. O juiz considerou na sentença, que a prática representa uma violação expressa às determinações constitucionais que preveem a aprovação prévia em concurso público, para investidura em cargo ou emprego público.
“A não observância do requisito constitucional implica a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei, exegese do parágrafo segundo do art. 37, da Constituição Federal”.
O presidente do Regional, desembargador Osmar J. Barneze, ressaltou a importância desta decisão que levou à doação deste valor para a compra da aeronave. O desembargador enfatizou que essa medida demonstra como uma irregularidade trabalhista pode resultar em benefícios para toda a sociedade. Destacou ainda que o trabalho conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT), que propôs a ação, e da Justiça do Trabalho, que respondeu rapidamente, foi fundamental para esse resultado.
Com essa iniciativa a população acriana poderá contar com mais um recurso valioso na luta contra os desafios enfrentados diariamente pelo Corpo de Bombeiros.
(Processo n. 00302003519975140404)
LATAM suspenderá voos diretos de Porto Velho para São Paulo e Manaus
Os voos serão operados até março deste ano
Para evitar acidentes, comunidade deve manter distância segura da rede elétrica
Em caso de qualquer risco ou perigo com a rede elétrica, a comunidade deve acionar a Energisa por meio dos seguintes canais de atendimento
Fevereiro Roxo alerta para diagnóstico precoce de Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia
No mês voltado à sensibilização de doenças crônicas, especialistas alertam para sintomas e tratamentos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook