TSE apresenta notícia-crime ao STF por divulgação de dados sigilosos
A investigação vai apurar suposto crime de divulgação de segredo, tipificado no Artigo 153, parágrafo 1º-A, cominado com o parágrafo 2º do Código Penal brasileiro
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminharam uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (9), solicitando a apuração de eventual delito na divulgação, por parte do delegado de Polícia Federal que preside as investigações, do deputado federal Filipe Barros (PSL) e do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, de informações confidenciais contidas no inquérito da Polícia Federal que investiga o ataque hacker sofrido pelo Tribunal em 2018.
O crime que se busca apurar é o de divulgação de segredo, tipificado no Artigo 153, parágrafo 1º-A, cominado com o parágrafo 2º do Código Penal brasileiro.
Acesse a íntegra do ofício encaminhado ao STF.
Confira relato de possível conduta criminosa praticada pelo presidente da República.
Veja o que diz o Código Penal
"Divulgação de segredo
Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa, de trezentos mil réis a dois contos de réis. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)
§ 1º Somente se procede mediante representação. (Parágrafo único renumerado pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 1o-A. Divulgar, sem justa causa, informações sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou não nos sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
Pena – detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 2o Quando resultar prejuízo para a Administração Pública, a ação penal será incondicionada. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)."
Senad de Porto Velho realiza leilão extrajudicial eletrônico
Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site da leiloeira ou então pelo 0800-707-9339
Rondônia recebe 13.200 doses da vacina CoronaVac para imunização contra a covid-19
O imunizante é destinado a aplicação das 1ª e 2ª doses do público com 18 anos ou mais
Quase 50 mil estudantes retornam às aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino de Rondônia
Aulas presenciais inicicam 2º semestre na Rede Estadual de Educação. Inicialmente retornando 25% dos estudantes de 2º, 5º , 6º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook