Turismo em Ipanema: saiba como montar um roteiro gastronômico

Charmoso e badalado, Ipanema reserva um roteiro gastronômico bem diversificado

Da redação
Publicada em 24 de outubro de 2022 às 17:48
Turismo em Ipanema: saiba como montar um roteiro gastronômico

Seja em um fim de semana, feriado ou férias, o bairro de Ipanema é mundialmente conhecido pela canção “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, mas também faz parte do imaginário da população por conta de filmes, séries e novelas. Assim, conhecer Ipanema deve entrar na bagagem de quem está planejando visitar o Rio de Janeiro.

Além da beleza, há outro aspecto que faz de Ipanema o destino de muita gente: seu famoso roteiro gastronômico. Ficou com água na boca? Então, venha com a gente!

Veja como montar um roteiro gastronômico    

Montar um roteiro gastronômico é um planejamento que faz parte das viagens bem-sucedidas, aproveitando o que há de melhor nas cidades. No caso do Rio de Janeiro, os bares e restaurantes existentes em Ipanema são uma excelente pedida para tornar seu passeio mais especial ainda.

No bairro, os principais estabelecimentos estão situados nos quarteirões ao redor da tradicional Praça Nossa Senhora da Paz, fundada em 1917. De olho em sua satisfação, é importante montar um roteiro que contemple no itinerário os seus principais desejos. Por isso, fizemos uma seleção bem diversificada. Acompanhe! 

Gastrobar Nosso

Animação é o que não falta no Nosso, um dos pioneiros de Ipanema. Sob o comando do chef Bruno Katz, o cardápio é reflexo do sobrado: muita criatividade na gastronomia e drinks pra lá de requintados.

Katz comanda a cozinha e oferece opções que satisfazem aos mais variados gostos, sempre com muita simpatia tanto no atendimento quanto na decoração.  

Spicy Fish

Situado ao lado do Nosso, o Spicy Fish é uma excelente opção para quem gosta de pratos asiáticos. Inspirado na culinária de Bali, o restaurante se inspira no verde em sua decoração totalmente harmonizada e traz pratos que valorizam a fusão das culinárias japonesa e coreana.

O Fish é do grupo pertencente a Leonardo Rezende e Eduarda Dupin, ambos com vasta experiência no segmento. A cozinha tem a assinatura do chef Emerson Kim, um coreano que já se consolidou no Brasil.

Os pratos possuem ingredientes e técnicas tipicamente asiáticos, ou seja, é possível se deliciar com um black cod, tempurá de polvo, sushi, gyosas e gulgogi (sanduíche preparado com alface, arroz e filé mignon). Para acompanhar, nada melhor do que as várias opções de saquê.

Jappa da Quitanda   

Como o próprio nome sugere, o restaurante é japonês e chegou à Zona Sul após o sucesso da matriz, que fica no centro do Rio. Em Ipanema, o Japa da Quitanda fica em uma casa de três andares, sempre com uma pegada de gastronomia contemporânea, tendo um excelente movimento. 

Ferro e Farinha  

Trata-se de um pizza-bar totalmente autoral, criado pelo nova-iorquino radicado no Rio de Janeiro, Sei Shiroma. Inclusive, é ele quem faz uma das melhores pizzas da cidade, sem falar em uma simpatia autêntica.

O que começou com uma pequena porta no Catete, hoje se transformou em quatro unidades: Leblon, Botafogo, Barra e a situada em Ipanema, na rua Maria Quitéria.  Os destaques são as receitas criativas e inovadoras, todas feitas no primeiro forno duplex brasileiro. O Ferro e Farinha tem ainda uma variedade de outros pratos, vários drinks, mesas na calçada e uma vista que conquista no primeiro olhar.

Talho Capixaba   

Muito charmoso, o Talho Capixaba é ideal para um reforçado café da manhã ou aquele almoço rápido, mas também satisfaz imensamente em um lanche da tarde. Existem mais de 25 receitas por meio de fornadas diárias, com destaque para baguetes, pães e grãos.

Não podemos deixar de citar as famosas empadinhas, consideradas as melhores do Rio de Janeiro, sanduíches de dar água na boca e muitos salgadinhos. Como vários estabelecimentos cariocas, o Talho Capixaba também serve deliciosas pizzas. 

Ízär 

Inspirado pelo caminho de Santiago de Compostela, o Ízär tem como carro-chefe as paellas legítimas, arrozes e tapas ibéricos, com uma cozinha visível por um vidro, deixando os clientes ainda mais curiosos com os pratos que serão servidos.

Os donos também assinam o Brasserie Mimolette e o Mäska, ambos instalados em Ipanema, mas as opções não param por aí. Veja mais locais que merecem a sua visita nos quarteirões de Ipanema:

  • Bisou Bisou; 
  • Babbo;
  • Zazá Bistrô Tropical;
  • Vian;
  • Didier.

Portanto, o que não falta são opções para você montar um roteiro bem variado, sendo excelente para diferentes tipos de momentos, sempre aproveitando o que há de melhor em Ipanema.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook