UBS realiza encontro com pacientes do Programa HiperDia

Equipe ensinou receitas saudáveis, com ingredientes acessíveis

Decom Ji-Paraná
Publicada em 16 de setembro de 2021 às 17:15
UBS realiza encontro com pacientes do Programa HiperDia

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem trabalhado com assistência específica no tratamento dos hipertensos e diabéticos.

Essa é uma das muitas ações realizadas pelo DAB, o cuidado com a conscientização e prevenção para controle da hipertensão e do diabetes. A ação, que é voltada aos hipertensos e diabéticos, é a do HiperDia com encontros todos os meses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná e dos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina.

O Programa HiperDia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que, através do cuidado especial, consigamos fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

O encontro do HiperDia foi realizado na manhã de quarta-feira (15), pelas equipes de saúde da UBS de Nova Londrina, pelas enfermeiras Fernanda Kogiso e Rariene da Silva, acompanhadas pelos médicos Evandro Rios e Anderson Torres, e pelas técnicas de enfermagem Adgeane Batista e Maria Lucileide.

“Essa ação é direcionada aos pacientes hipertensos e diabéticos que realizam acompanhamento nas UBS. Os encontros do HiperDia são mensais, são momentos destinados a transmitir informações a esses usuários, sobre as doenças crônicas que os acometem, visando que os mesmos tenham conhecimento de suas doenças, evitando agravamentos da saúde e maior qualidade de vida”, afirmou a enfermeira Rariene da Silva.

“No encontro de hoje, a equipe ensinou receitas saudáveis, com ingredientes acessíveis e degustação dos pratos. Os cuidados com a alimentação, com o uso correto das medicações, hão também que se adotar as práticas de atividades físicas condizentes com a condição de saúde de cada paciente, que é acompanhado pela equipe multidisciplinar. Todas essas ações somadas garantem melhor qualidade de vida aos hipertensos e diabéticos”, concluiu a enfermeira Fernanda Kogiso

Matéria: Azenir Rosa
Fotos: Arquivo Ascom

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook