Unemat abre vestibular com 170 vagas exclusivas para povos indígenas
Além das vagas serem divididas pelos três cursos, elas também são distribuídas por etnias
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre inscrição para o vestibular 2023/2 da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi/Unemat), em Barra do Bugres. Ao todo, são 170 vagas. A grande novidade é a oferta do curso Enfermagem Intercultural Indígena (com 50 vagas), além de Pedagogia Intercultural (30 vagas) e Licenciatura Intercultural Indígena (90 vagas), que inclui Ciências Sociais; Ciências Matemáticas e da Natureza; Línguas, Artes e Literaturas. As vagas são destinadas exclusivamente aos Povos Indígenas, oficialmente reconhecidos, que ocupam Terras Indígenas no Estado de Mato Grosso.
Cursos de licenciatura: destinam-se, preferencialmente, aos professores indígenas, que lecionem nas escolas das comunidades indígenas em turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, bem como, gestores e técnicos indígenas da educação, mediante comprovação documental.
Curso de Enfermagem: destina-se aos Técnicos em Enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) que já atuam ou já atuaram em comunidades indígenas, ou em outras instituições de saúde voltadas para as populações indígenas, mediante comprovação documental.
Além das vagas serem divididas pelos três cursos, elas também são distribuídas por etnias. Para consultar, acesse o Anexo 1 do Edital007/2023-Covest.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e totalmente on-line, e podem ser feitas de 20 de junho até 31 de julho.
É necessário acessar o endereço eletrônico vestibular.unemat.br e seguir as orientações de preenchimento.
O candidato vai preencher o Formulário de Inscrição, informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), escolher a opção de curso ao qual pretende concorrer, responder ao questionário socioeconômico e anexar os seguintes arquivos digitalizados em PDF: histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente; Carteira de Identidade ou documento de identificação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Carta de Intenção, conforme orientações e modelo contidos em edital; termo de compromisso de que irá contribuir para as atividades educacionais em sua comunidade (para cursos de Licenciatura) ou termo de compromisso de que irá contribuir para as ações e serviços de saúde (para candidatos ao curso de Enfermagem); Atestado emitido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) ou órgão equivalente e/ou competente para tal finalidade (cursos de Licenciatura); ou Atestado emitido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) ou órgão equivalente (para candidatos ao curso de Enfermagem); e Declaração de Apoio da Comunidade Indígena ao candidato.
Processo de seleção
A seleção dos novos alunos se dará pela avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, da Carta de Intenção que receberá notas de 0 a 10. A Cartão de Intenção é encaminhada pelo candidato no ato da inscrição.
O resultado final, assim como a convocação em primeira chamada para as matrículas, será divulgado no dia 4 de setembro. A realização da matrícula também é on-line, mas a confirmação da mesma deverá ser feita presencialmente na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do Câmpus Universitário de Barra do Bugres, nos primeiros 10 dias do período letivo que inicia em 25 de setembro.
Parcerias
Os cursos de Licenciatura Pedagogia Intercultural (30 vagas) e Licenciatura Intercultural Indígena (90 vagas), que inclui Ciências Sociais; Ciências Matemáticas e da Natureza; Línguas, Artes e Literaturas, são ofertados por meio do Termo de Cooperação nº. 060/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e Unemat.
O curso de Bacharelado em Enfermagem Intercultural Indígena (com 50 vagas) é ofertado por meio do Termo de Cooperação nº 0165/2023, firmado entre Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e Unemat.
Para a oferta dos referidos cursos também está previsto o estabelecimento de parcerias com instituições de representação indígena, Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Educação (Mec), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Município de Barra do Bugres, Município de Campinápolis, entre outras.
Dúvidas
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 99969-2238
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO BANCO DA AMAZÔNIA LANÇA PLANO SAFRA EM PORTO VELHO - RO
O lançamento local do plano ocorrerá na superintendência do Basa em Porto Velho - RO, às 10h, horário local, logo após a realização do evento nacional
Relatório identifica território quilombola Forte Príncipe da Beira em Rondônia
Estabelece também prazo de noventa dias para apresentação de contestações de possíveis detentores de imóveis situados no perímetro do território indicado
Detran promove ação educativa em parceria com escola e associações de Porto Velho
O evento contou com a participação dos alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, totalizando 35 crianças, além de 40 adultos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook